Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/392

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
367
AU


O livro dos vereadores. Rio de Janeiro, 1882 — Contém esta obra a lei de 1 de outubro de 1828, annotada com todas as decisões do governo a ella relativas em ordem chronologica até 1882; e mais um appendice com o regulamento para um cemiterio e todo o serviço funerario; o regulamento para medição e demarcação de terrenos de marinhas; instrucções para as aferições, e diversos regulamentos, formularios e modelos.

Terras e colonisação. Rio de Janeiro, 1882 — Contém este fivro a lei de 18 de setembro de 1850 e os regulamentos de 30 de janeiro e de 4 de maio de 1854, de 19 de janeiro de 1867 e de 23 de fevereiro de 1876, annotados e additados com todas as disposições e decisões respectivas até o presente.

Acções hypothecarias : formulario annotado, seguido de um appendice, contendo a integra de todas as leis relativas a hypothecas até o presente. Rio de Janeiro, 1882, 350 pags.


Augusto Totta — Creio que é natural da provincia do Rio Grande do Sul, onde exerce actualmente o cargo de contador da administração geral do correio de Porto Alegre, sendo nomeado cavalleiro da ordem da Roza após a publicação da seguinte obra que escreveu:

Geographia postal da provincia do Rio Grande do Sul. Rio Grande, 1881 — Acompanham esta obra: um mappa da carta postal, e uma tabella dos portes da correspondencia nesta provincia.


Augusto Uflacker — Sei apenas que se formara em direito, seguira a carreira da magistratura, exerce o logar de promotor publico de Santo Angelo na provincia de S. Pedro do Rio Grande do Sul, onde, segundo me consta, nasceu, e que escreveu:

Livro do promotor publico. Rio de Janeiro, 1880 — E' um volume de 500 pags., dividido em 5 partes, tratando: A 1ª parte, do promotor publico, sua nomeação, attribuições e responsabilidadé. A 2ª, da intervenção do promotor nos processos. A 3ª, de certas attribuições do promotor. A 4ª, de um formulario das denuncias. A 5ª comprehende o codigo criminal.

O Cruz-altense : periodico commercial, litterario e noticioso. Proprietario e redactor Augusto Uflacker. Cruz-Alta, 1876, in-fol.


Augusto Victorino Alves Sacramento Blake — Natural da Bahia, e filho de José Joaquim do Sacramento Blake e de dona Maria Antonia Alves Blake, nasceu a 2 de novembro de 1827.

Doutor em medicina pela faculdade de sua provincia, entrou para o corpo de saude do exercito, onde começou a servir pela campanha do estado oriental do Uruguay em 1852 como cirurgião de brigada da artilharia do exercito em operações, e reformou-se depois de exercer varias commissões como a de delegado do cirurgião-mór chefe do dito corpo por espaço de sete annos, e a de primeiro medico em dous hospitaes da