Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/396

Wikisource, a biblioteca livre
AU
371

Amazonas, com um prefacio contendo o decreto que abre aos navios de todas as nações os rios Amazonas, Tocantins e S. Francisco. Rio de Janeiro, 1866, 393 pags, in-8.°

A opinião e a corôa. Rio de Janeiro ....

Carta politica ao conselheiro Saraiva, Rio de Janeiro, ...

A Provincia: estudos sobre a descentralisação no Brazil. Rio de Janeiro, 1870, 425 pags. in-4° — E' dividida em tres partes: centralisação e federação; instituições provinciaes; interesses provinciaes.

A situação e o partido liberal. Rio de Janeiro, 1872, 59 pags. in-8.°

A reforma eleitoral e parlamentar, e constituição da magistratura: esboço e projectos de lei. Rio de Janeiro, 1873, in-8.°

Memoria sobre a immigração. Rio de Janeiro, 1867 — Vem com o relatorio annual da directoria de sociedade internacional de immigração. Era o autor director da sociedade quando escreveu esta memoria.

O doutor Tavares Bastos foi um dos ultimos redactores do, então orgão das idéas liberaes,

Correio Mercantil. Rio de Janeiro — Esta folha, que foi uma continuação do Pharol, começou a sahir a 16 de setembro de 1844 com o nome de Mercantil, e passou a denominar-se Correio Mercantil de 1848 até 1868, tendo nos ultimos periodos, sobretudo, diversos redactores. Ha ahi de Tavares Bastos:

Exposição nacional — serie de artigos publicados de 1861 a 1862, sobre a primeira exposição no Brazil.


Aureliano Gonçalves de Souza Portugal — E' natural do Rio de Janeiro, doutor em medicina pela faculdade da côrte, socio do instituto academico, membro da associação de caridade para o ensino dos meninos pobres da freguezia das Dores de Pirahy, e escreveu:

Das affecções febris que acompanham as operações praticadas na urethra (febre urethral, febre uremica): memoria lida na sessão do instituto academico de 3 de agosto de 1873 — Sahiu na Revista Medica, tomo 1°, ns. 11 e 12. Era o autor estudante de medicina quando escreveu esta memoria, e a seguinte:

Da propriedade anti-putrida do hydrato de chloral — Idem, tomo 1°, n, 23, e tomo 2°, ns. 2 e 4.

Vicios de conformação da bacia e suas indicações: dissertação inaugural, seguida de proposições sobre: Aborto criminoso. O melhor methado de tratamento dos estreitamentos organicos da urethra. Febre typhoide. Rio de Janeiro, 1874, 134 pags. in-4.°

Relatorio da assosiação de caridade para o ensino dos meninos pobres da freguezia das Dores de Pirahy, lido na sessão magna de 6 de dezembro de 1880. Rio de Janeiro, 1880.