Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/397

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
372
AU


Aureliano José Lessa — Nasceu na cidade de Diamantina, provincia de Minas Geraes, em 1828, e falleceu na cidade do Serro, da dita provincia, a 21 de fevereiro de 1861.

Bacharel em sciencias sociaes e juridicas pela faculdade de Olinda, onde recebeu o grau em 1851, tendo começado o curso na de S, Paulo, exerceu a advocacia no logar de seu nascimento, e depois no Serro, Amigo e contemporaneo do laureado poeta M. A. Alvares de Azevedo, era com elle, e com Bernardo J. da S. Guimarães que o mesmo Alvares de Azevedo tencionava publicar o livro intitulado Tres lyras. Sua biographia, escripta por seu conterraneo e collega Theodomiro A. Pereira, foi publicada no Diario Official de 8 de fevereiro de 1867, seguida de diversas poesias suas que seu biographo achou esparsas, em diversas revistas dos tempos de estudante, e que com outras foram publicadas no volume:

Poesias posthumas de Aureliano José Lessa. Rio de Janeiro, 1873 — Este livro foi publicado por um irmão do autor, negociante nesta côrte, o qual fizera em 1867 uma declaração, no Diario do Rio de 22 de maio, de se achar colleccionando suas composições poeticas, promettendo até remuneração pecuniaria a quem lhe fornecesse os manuscriptos ou cópias do que procurava. E', portanto, de presumir que faltem muitas na collecção. O doutor Couto de Magalhães, occupando-se muito antes do poeta, dera á lume sua poesia:

Mensagem — na Revista da academia, S. Paulo, 1859, pag, 309.


Aureliano Moreira de Magalhães — Filho legitimo do doutor Domiciano Moreira de Magalhães, nasceu em Itajubá, provincia de Minas Geraes; é bacharel en scienias sociaes e juridicas pela faculdade de S, Paulo, representou muitas vezes sua provincia na respectiva assembleia e na assembléa geral na legislatura de 1879; exerce a advocacia na cidade de seu nascimento, e escreveu:

Discurso pronunciado na camara dos deputados na sessão de 19 de setembro de 1879. Rio de Janeiro, 1879, 96 pags, in-8.°

O Itajubá. Orgão imparcial: periodico litterario, agricola, industrial, commercial e noticioso. Redactor doutor Aureliano Moreira de Magalhães, Minas Geraes, cidade de Itajubá, 1872 a 1883 — A publicação continúa.


Aureliano Pereira Corrêa Pimentel — E' natural de Minas Geraes, onde tem residencia. Concorreu este anno á cadeira de latim do collegio de Pedro II, e, findo o concurso, voltou á sua provincia.

Escreveu:

Apontamentos sobre o municipio de S. João d'El-Rei. Rio de Janeiro, 1881 — A bibliotheca nacional possue o autographo que lhe foi enviado pela camara do mesmo municipio em resposta ao questionario