Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/399

Wikisource, a biblioteca livre
374
AY

Brazil na côrte de França nos annos de 1840 e 1841 — São 46 officios em segunda via, assignados por Aureliano de Souza e Oliveira e Caetano Maria Lopes Gama.


Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho, 2° — Filho de Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho, Visconde de Sepitiba, e da Viscondessa do mesmo titulo, nasceu no Rio de Janeiro; é bacharel em sciencias sociaes e juridicas pela faculdade de S. Paulo; faz parte da magistratura, exercendo'o cargo de juiz de direito e tendo as honras de desembargador, e escreveu:

Collectaneas dos autores classicos, adoptados pela directoria da instrucção publica para os exames de preparatorios em 1877 nas provas escriptas e oraes da lingua portugueza, e versões das linguas latina, frapceza e ingleza nas respectivas inspectorias. Rio de Janeiro. 1877.

Heitor Servadac: viagens e aventuras atravez do mundo 60lar por Julio Verne. Traduzido do francez. Rio de Janeiro, 1877.


Aureliano Teixeira Garcia — Natural da Bahia, e filho de Manoel Joaq uim Garcia e de dona Jesuina Amalia Teixeira Garcia, é doutor em medicina pela faculdade de sua provincia; reside no municipio de Vassouras; provincia do Rio de Janeiro, e escreveu:

These que deve sustentar perante a faculdade de medicina da Bahia para obter o grau de doutor, etc. Bahia, 1876, 108 pags. — Contém uma dissertação sobre cataracta e seu tratamento, seguida de 61 casos de operação praticada pelo doutor Moura. Brazil pelo processo de Wecker, na Bahia, de janeiro a setembro de 1876, e de um mappa estatistico, e de proposições sobre: O melhor tratamento da febre amarella. Corpos estranhos no conducto auditivo externo. Qual o melhor methodo de preparação dos vinhos medicinaes?

Considerações sobre a primeira epidemia que assolou a cidade de Vassouras em 1880, Rio de Janeiro, 1883.

Do emprego do bromydrato de quinino em injecções hypodermicas — Vem na Uniãó Medica, anno 2°, 1882, pags. 463 a 478.


Ayres de Albuquerque Gama — Filho do Visconde de Goyana e da Viscondessa do mesmo titulo, nasceu na cidade do Rio de Janeiro a 2 de março de 1833.

Foi para França muito criança, e fez em Pariz seus estudos de humanidades; voltando á patria, obteve o titulo de bacharel em lettras no collegio de Pedro II; e seguindo para Pernambuco, fez o curso de sciencias juridicas e sociaes na faculdade de direito desta provincia, que lhe conferiu o titulo de bacharel em 1856, sendo os dous ultimos annos deste curso, bem como o de humanidades em Pariz, feitos com mezada do bolso de sua magestade, o Imperador, que á isto quiz se prestar por ser amigo de seu pai.