Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/400

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
375
BA


Entrando para a carreira da magistratura, fez seu quatriennio como promotor publico da comarca do Rio Formozo nesta provincia, e habilitou-se para um juizado d direito em 1861 ; mas não proseguiu na carreira encetada, porque, fallecendo seu pai, precisava viver junto a sua velha mãe e a suas irmã que residiam na capital de Pernambuco, e então dedicou-se á advocacia. Não obstante isso, nomeado secretario da presidencia do Pará, exerceu este cargo de 1866 a 1868, sendo nomeado neste ultimo anno professor de physica, chimica e agricultura da escola normal do Recife, na qual exerce o logar de secretario, dando-se tambem á advocacia nesta cidade. Escreveu:

A Verdade: semanario consagrado á causa da humanidade. Recife, 1872 a 1873 — Esta publicação defende e sustenta a: liberdade da consciencia e da razão. Ayres Gama o redigiu com Franklim Tavora.

Postillas de physica e chimica — Estas postillas não foram impressas. O autor escreveu-as quando assumiu ao exercicio de lente na escola normal por não achar na lingua vernacula um compendio para sua cadeira; mas conhecendo que o tempo que gastava, ditando-as, fazia falta ás explicações de materias tão experimentaes, escreveu:

Noções de physica e chimica: compendio premiado pelo governo provincial e approvado pela escola normal de Pernambuco. Recife, 1871 — A edição deste livro foi em pouco tempo esgotada, e por isso foi tirada uma segunda, dando o autor maior desenvolvimento ao texto, no Rio de Janeiro, 1876.

Noções de agricultura: compendio approvado pela escola normal de Pernambuco e pelo conselho director da instrucção publica. Rio de Janeiro. 1877.

Elementos de desenho linear: compendio approvado pela escola normal de Pernambuco — Deste livro ha duas edições, ambas do Rio de Janeiro, sendo a ultima de 1880 com muitas gravuras. E’ dividido em tres partes, e precedido de uma introducção na qual o autor explica as divisões do desenho linear, indica os instrumentos que são necessarios ao seu estudo, e trata successivamente das figuras planas, no espaço, e da architectura.

Noções de bellas-artes: Recife, 1883, 176 pags. in-8° — Neste interessante livro estudam-se os principios fundamentaes da musica, da architectura, desenho e esculptura, e o desenvolvimento historico das bellas-artes.

B

Balthazar da Silva Carneiro - Natural de Campos, provincia do Rio de Janeiro, fez na faculdade de direito de S. Paulo o curso respectivo, recebendo o grau de bacharel em 1858, e o de doutor em 1859. Cultivou sempre as lettras e, além de diversos trabalhos de sua