Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/408

Wikisource, a biblioteca livre
BA
383

quadradas, raizes cubicas, e das conversões de medidas; terminado por uma taboa de logaritbmos com seis decimaes de 1 a 5.000, disposta como as taboas de Callet. Rio de Janeiro, 1871 — Esta obra o autor confiou-a em manuscripto ao doutor Augusto Dias Carneiro; mas fallecendo algum tempo depois, e logo em seguida Dias Carneiro, acha-se a obra em poder de um filho deste, que mostrou-m'a.

Noções elementares de algebra — E' outra obra em manuscripto, como a antecedente, confiada ao doutor Dias Carneiro e tambem em poder de seu filho.


Bartholomeu José Tavares — Pharmaceutico pela faculdade de medicina do Rio de Janeiro, exerceu por muitos annos sua profissão, n'uma pharmacia de sua propriedade á rua do Livramento n. 48. Seu nome, porém, deixou de vir mencionado nos almanaks de Laemmert de 1874 em diante.

Era cavalleiro da ordem da Roza e escreveu:

Breves considerações sobre a colera-morbus. Rio de Janeiro, 1867, 27 pags.


Bartholomeu Lourenço de Gusmão — Chamado por antonomasia o Voador, por causa do maravilhoso invento do balão aereostatico, cuja gloria pretenderam roubar-lhe setenta e quatro annos depois os irmãos Montgolfierts, apresentando-se como inventores de uma machina igual, nasceu em Santos, capitania e hoje provincia de S. Paulo, em 1685, e falleceu em Tolêdo a 18 de novembro de 1724, sendo filho do cirurgião-mór Francisco Lourenço Rodrigues e de dona Maria Alvares, e irmão mais velho do celebre Alexandre de Gusmão de quem tratei á pagina 28 deste volume, de frei Simão Alvares, de frei Patricio de Santa Maria, do padre Ignacio Rodrigues, e de frei João de Santa Maria Rodrigues, dos quaes farei adiante especial menção.

Estudou humanidades no collegio dos jesuitas em Santos, e d'ahi, com quinze annos de idade, foi a Coimbra, onde se formou em canones e recebeu depois ordens de presbytero do habito de S. Pedro, tornando-se merecidamente cebbre pela invenção, innegavelmente sua, da machina aereostatica. Requerendo á corôa de Portugal um privilegio para essa machina, destinada, como dizia elle, « para andar pelo ar da mesma sorte que pela terra ou pelo már com muito mais brevidade, fazendo-se muitas vezes duzentas ou mais leguas de caminho por dia », não só obteve o privilegio pedido, como tambem concedeu-lhe o rei uma conesia, o titulo de lente de prima de mathematicas na universidade de Coimbra com o ordenado de 600$000 annunes, e depois a nomeação de fidalgo, capellão da casa real, e ainda mais o fôro de fidalgo para seu velho pai.

Foita sua primeira ascenção a 5 de agosto de 1709, e demonstrada a verdade do que allegara perante o rei e sua côrte, perante quasi toda nobreza e grossa mó de povo, Bartholomeu de Gusmão teve os mais enthu-