Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/410

Wikisource, a biblioteca livre
BA
385

Varios modos de esgotar sem gente os navios que fazem agua, offerecidos ao muito alto e muito poderso rei de Portugal e dos Algarves, dom João V, nosso senhor. Lisboa, 1710 — Neste volume vem uma traducção latina com uma estampa descriptiva no fim.

Sermão da Virgem Maria, Nossa Senhora, em uma festa que a devoção de sua magestade lhe dedicou em Salvaterra. Lisboa, 1712.

Sermão da ultima tarde do triduo, em que os academicos ultramarinos festejam Nossa Senhora do Desterro, prégado na igreja parochial de S. João de Almeidina. Lisboa, 1718.

Sermão prégado na festa do Corpo de Deus na freguezia de S. Nicolau de Lisboa. Lisboa, 1821.

Historia do bispado do Porto — Foi escripta em 1720 por occasião da abertura da academia real de historia portugueza, tocando-lhe este ponto na distribuição das materias feitas por dom João V. Não se publicou separadamente da collecção de documentos e memorias da academia, onde foi esta obra impressa.

Conta de seus estudos academicos na academia real a 16 de setembro de 1723 — Vem no 3° volume da dita collecção.


D. Frei Bartholomeu dos Martyres — Nascido, não pude averiguar em que logar do imperio, provavelmente no terceiro quartel do seculo XVIII, foi religioso carmelitano da provincia do Rio de Janeiro, occupou diversos cargos em sua ordem e falleceu em 1828.

Foi eleito e sagrado bispo de S. Thomé em 1816, e transferido depois para a prelazia de Moçambique em 1818, da qual tomou posse no anno seguinte. Neste ultimo cargo, entre diversos trabalhos litterarios, deixou escripta uma

Memoira sobre Moçambique — Li esla noticia no periodico Archivo Pittoresco.


Bazilio de Carvalho Daemon — Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, d'onde, ha annos, passou para a provincia do Espirito Santo, estabelecendo-se ultimamente na cidade da Victoria, e nesta provincia tem sido mais de uma vez deputado à assembléa provincial, e tem feito um particular estudo de sua historia, possuindo, segundo sou informado, muitos e importantes documentos, alguns originaes, que pretende dar á publicidade mais tarde.

Foi collaborador do antigo Correio Mercantil; foi redactor e proprietario dos periodicos Itabira e Estandarte, publicados na provincia do Espirito Santo, assim como do

Espirito-Santense : jornal politico, scientifico, litterario e noticioso. Victoria, 1870 a 1883 — Este periodico foi creado por José Marcellino Pereira de Vasconcellos, e só mais tarde transferido a Bazilio Daemon, que o constituiu orgão do partido conservador. A publicação continúa em seu XI anno.