Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/418

Wikisource, a biblioteca livre
BE
393

o titulo Monumentos archeologicos; considerações constantes das Memorias do arcebispo da Bahia dom Romualdo Antonio de Seixas, á pagina 146; e uma referencia que faz o conego J. C. Fernandes Pinheiro no Parecer sobre a memoria do Conde de la Hure, inserto na Revista do instituto, tomo 29°, pags·. 373 a 399.

Memoria e correspondencias sobre o mesmo assumpto — Na mesma Revista, tomo 4°, pag. 399; tomo 6°, pag. 318, e tomo 7° pag. 102.

Carta ao presidente da Bahia — Contém a descripção de alguns logares que percorreu em bus a da cidade abandonada e mostra inexactidões dos mappas dos doutores Spix e Martins, e de Echrwege. E' escripta a 9 de janeiro de 1846, e sahiu no Crepusculo da Bahia, 2° vol., pago 20.

Memoria sobre as minas, ha pouco, descobertas (1841) no Assuruá, na provincia da Bahia — Na Revista do instituto, tomo 12°, pago 524.


Benjamin Carvalho de Oliveira — Filho de Benjamin Carvalho de Oliveira e de dona Joaquina de Jesus Maria de Oliveira, nasceu na provincia de Santa Catharina a 29 de abril de 1849.

Aprendera com seu pai o latim, e com sua mãe os rudimentos de grammatica portugueza e de musica com tanto proveito que aos 12 annos cantava e tocava violino, e aos quatorze já se aventurava a leccionar portuguez, passando mais tarde a ser professor publico, interino, da instrucção primaria, e finalmente de 1871 em diante professor effectivo. Foi quem iniciou e fundou a primeira aula nocturna na provincia de Santa Catharina, e o fundador do instituto dos professores publicos primarios da mesma provincia, hoje extincto; cultiva com paixão a musica e poesia; é socio benemerito das sociedades musicaes de errenses Trojano e Lyra aristica e escreveu:

A caridade: poemeto. Desterro, 1877 — Foi publicado antes em folhetim no periodico Regeneração, e reproduzido no Apostolo da côrte, depois de recitado a 16 de setembro deste anno na camara municipal por occasião de ser entregue á mesma camara o producto das esmolas agenciadas por uma commissão de senhoras e pela sociedade musical Santa Cecilia em favor das victimas da sêcca do Ceará.

Flebil: poemeto recitado a 6 de junho de 1878 no theatro de Santa Izabel do Desterro por occasião de uma recita em beneficio de alguns orphãos, cujos paes foram victimas da epidemia que grassara em S. Francisco. Sahiu em folhetim no periodico Regeneração e tambem no Almanak de Lembranças luzo-brazileiro de 1880.

Sete de setembro — poesia de metrificação variada em tres capitulos recitada no mesmo theatro a 7 de setembro de 1878, e publicada, me parece, na citada folha.

Outras composições poeticas de sua penna tenho visto publicadas, como:

Meditaçães elegiacas (em quatorze oitavas rimadas) por occasião do naufragio do hiate Voluntario da Patria em 1872; A virgem do coração, com musica propria, 1876; Moreninha, a*** 1876; Ella-flôr, improviso,