Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/436

Wikisource, a biblioteca livre
BE
411

em bem da ordem subverlida com a revolução mineira, e resultando d'ahi a ruina de sua saude e a sua morte.

Era do conselho de sua magestade o Imperador, official da ordem da Roza, membro do instituto historico e geographico brazileiro, e director geral dos correios, e escreveu:

A Opinião Campanhense. Campanha, 1832 — Não posso dizer que tempo durou esta publicação; só sei que foi fundada e redigida pelo conselheiro Bernardo Jacintho, e que o primeiro numero sahiu a 7 de setembro deste anno. E' uma folha modelada pela Aurora fluminense de seu irmão Evaristo Ferreira da Veiga.

Além de seus relatarias, escriptos na administração da provincia de Minas, existe um grosso volume de suas

Cartas ao ministro da justiça, Visconde do Uruguay — E' um volume encadernado, porém manuscripto por lettras diversas, até por lettra de senhora, que o mencionado Visconde mostrou a alguns cavalheiros com outro igual; e então dizia este: « Aqui está a mais fiel e minuciosa narrativa, a mais genuina e opulenta fonte de informações sobre os varias acontecimentos, e os varios personagens da revolução de Minas de 1842. São dous volumes que se completam, e sem os quaes ninguem poderá escrever com plena sciencia sobre aquella revolução. Constituem o primeiro as longas e minuciosas cartas confidenciaes que me dirigiu, durante aquella crise, o presidente de Minas; e constituem o segundo as cartas que então tambem dirigi áquelle presidente e que me foram restituidas pelo senhor João Pedro da Veiga. »


Bernardo José de Castro — Depois de ter servido alguns annos na secretaria de estado dos negocias do imperio, por occasião de se crear a secretaria da agricultura, commercio e obras publicas para ahi passou, e continúa a exercer o logar de chefe de secção da directoria central. E' cavalleiro da ordem da Roza e da de Christo, official da real ordem da corôa da Italia e escreveu:

Relatorio sobre as colonias da provincia, de Santa Catharina, apresentado, etc. em 1873. Rio de Janeiro, 1876, 52 pags. in-8° com um mappa.


Bernardo José da Gama, Visconde de Goyana — Nasceu na cidade do Recife a 20 de agosto de 1782, sendo seus paes o coronel Amaro Bernardo da Gama e dona Francisca Maria da Conceição, e falleceu a 3 de agosto de 1854.

Formado em direito na universidade de Coimbra e vindo logo para o Brazil com a real familia em 1807, encetou a magistratura com o logar de juiz de fóra do Maranhão, occupando interinamente os altos cargos da capitania e prestando ahi grandes serviços; mas, canindo da desaffeição do governador José Thomaz de Menezes, que tinha dous parentes no ministerio, foi demittido em 1812, e só foi despachado para ouvidor de Sabará