Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/446

Wikisource, a biblioteca livre
BE
421

reira militar, era capitão de infantaria quando em 1638 — época em que por engano Ferdinand Denis assignala seu nascimento — sendo sua patria atacada pelo principe Mauricio de Nassau, contra elle combateu corajosamente. Entrando depois na batalha travada contra as forças commandadas pelo general Segismundo von Sckop, em Itaparica, foi ferido, e em consequencia de lesão resultante de seu ferimento foi reformado, obtendo do governo em remuneração de seus serviços a nomeação de secretario de estado da guerra no Brazil e de commendador da ordem de Christo; e quando em 1651 já se achàva reformado e por tanto não tinha obrigação de empunhar armas, embarcou-se com toda temeridade, debaixo de uma forte tempestade, n'uma fragil canoa, correndo em soccorro do mestre de campo Nicolau Aranha, para que quatro náos hollandezas não se apoderassem dos engenhos de Paraguassú.

No exercicio de seu emprego soffreu muitos desgostos, e esteve disposto a abandonal-o, tudo por perseguição que lhe movia o governador geral Antonio de Souza Menezes, seu inimigo, talvez pelo facto de reconhecer-lhe illustração, que nesses tempos era um crime em brazileiro, o qual não descansou em quanto traiçoeiramente o não prendeu, accusando-o de tentar assassinal-o, accusação que lhe trouxe, é verdade, uma pena de prisão, porque era preciso salvar o principio de autoridade; mas de que elle triumphou, voltando a exercer seu emprego, e sendo demittido o accusador.

Bernardo Ravasco era muito versado na lingua castelhana, grande litterato e poeta. Não deu á publicidade suas composições poeticas e outras, colleccionadas. Sei, porém, que escreveu:

Poesias portuguezas e castelhanas, 4 vols. — Destas poesias muitas se acham na Phenix renascida, e dellas fazem menção Ferdinand Denis, e outros, como o conselheiro Pereira da Silva, no seu Parnazo brazileiro onde se lem :

Um soneto e quatorze decimas, glozadas ao mesmo soneto — No tomo 1°, pags. 54 a 59. Escreveu mais:

Descripção topographica, ecclesiastica, civil e natural do Estado do Brazil — Está manuscripta. O abbade Barboza Machado diz que vira esta obra, e della dá noticia com muitos elogios.

Discurso politico sobre a neutralidade da corôa de Portugal nas guerras presentes das corôas da Europa, e sobre os damnos que da neutralidade podem resultar a esta corôa, e o como se devem e o podem obviar ; feito em 18 de julho de 1692 — Foi apresentada na exposição de historia patria em 1881 uma cópia de 13 fls.

Remedios politicos com que se evitarão os damnos que no discurso antecedente se propoem. Bahia, 10 de junho de 1693 — Idem, de 16 fls., pertencente ao instituto historico.


Bernardo Xavier Pinto de Souza — Natural de Coimbra e filho do doutor José Pinto de Souza, nasceu a 27 de novembro de 1814.