Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/449

Wikisource, a biblioteca livre
424
BR

meiras lettras da provincia do autor e foi reimpresso em Porto Alegre, sendo editor o livreiro Rodolpho José Machado,


Braulio Jayme Moniz Cordeiro — Nascido na cidade do Rio de Janeiro a 31 de janeiro de 1829, matriculou-se na academia de marinha, e asentando praça no corpo de artilharia naval, em 1844, interrompeu seus estudos para ir servir na provincia do Rio Grande do Sul por pedido seu; passou d'ahi para a de Pernambuco por occasião da guerra civil de 1848; entrou em varios combates, n'um dos quaes foi ferido, mas não obtendo até o anno de 1853 uma promoção a official, como se julgava com direito, pediu demissão do serviço militar e dedicou-se á arte tachygraphica e ás lettras.

Serviu como secretario particular do engenheiro Eduardo Webb, foi stenographo e revisor do Correio Mercantil e de outras empresas deste genero, e actualmente exerce a profissão de tachygrapho, e é professor da instrucção primaria do municipio neutro.

Escreveu:

Compendio de pedagogia para uso dos candidatos ao magisterio. Rio de Janeiro, 1874, 239 pags. in-4.°

Relatorio apresentado ao instituto pedagogico da provincia do Rio de Janeiro pelo seu presidente, o professor publico, etc., em assembléa geral de 21 de dezembro de 1878. Rio de Janeiro, 1878, 16 pags, in-8.°

— O amigo do lavrador ou tratado completo de agricultura pratica, organizado para uso do agricultor brazileiro. Rio de Janeiro, 1880 - E' dividido em seis partes e trata dos conhecimentos elementares da cultura das plantas, sua fecundação e multiplicação, épocas das sementeiras, enxertos, etc., descripção das plantas horticolas, medicinaes e de ornamentação, é bem assim da atmosphera, da terra, do melhoramento do sólo, dos instrumentos de trabalho, dos adubos, estrume, do deseccamento dos terrenos, canalização e irrigação, utilidade dos animaes domesticos e descripção dos insectos llocivos às plantas; fabricação da manteiga e do queijo, extracção de oleos e resinas, etê.

O amigo dos pobres ou a homœopathia ao alcance de todos, contendo por ordem alphabetica a descripção das principaes molestias que affligem a humanidade, seu diagnostico e tratamento; um compendio dos principaes medicamentos homœopathicos; seus antidotos; emprego e uma guia dos medicamentos novos ou moderna homœopathia. Extrahidos dos melhores autores, nacionaes e estrangeiros. Rio de Janeiro, 187* — Segunda edição, melhorada e muito augmentada, Rio de Janeiro, 1880.

Na litteratura amena ha diversos trabalhos seus originaes e traduzidos, como:

Metamorphoses da mulher; Grammatica do amor; Os maridos predestinados; A creoula da ilha de Cuba; O rouxinol; Gabriella; Flores do céo; A cruzinha de ouro; A valsa da meia noite; Paulo Ducandras; Uma missão ao Oriente: Por um charuto; Uma emoção; Um susto;