Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/45

Wikisource, a biblioteca livre
20
AG

um novo systema, differença do systema em uso, construcção das estufas e machinas, considerações sobre seu commercio, etc., offerecida aos cultivadores brazileiros. Rio de Janeiro, 1844. 112 pags. in-12.º Pelo simples enunciado no titulo desta obra se vê que o autor fez um estudo serio da materia e que a obra deve interessar muito aos individuos a quem é offerecida.

Agostinho Thomaz de Aquino — Falleceu pelo anno de 1840, e era formado, si não me engano, pela antiga academia medico-cirurgica do Rio de Janeiro, membro titular da sociedade de medicina desta cidade, etc.

Escreveu com os doutores Claudio Luiz da Costa e José Martins da Cruz Jobim:

Relatorio da commissão de salubridade geral da sociedade de medicina do Rio de Janeiro sobre as causas da infecção da atmosphera desta cidade, lido e approvado na sessão de 17 de dezembro de 1831. Rio de Janeiro, 1832. 37 pags. in-4.º Sahiu tambem no Semanario de saude publica da sociedade de medicina do Rio de Janeiro, tomo 2º, pags. 284 a 306.

Escreveu mais:

Memoria sobre o tetano, apresentada á sociedade de medicina do Rio de Janeiro — Desta memoria vem um extracto no mesmo semanario, tomo 1º, pags. 99 e seguintes.

Agostinho Victor de Borja Castro — Depois de estudar, em 1850, o primeiro anno da academia de marinha, passou para a antiga academia militar, onde fez o curso de mathematicas e recebeu o grau de doutor, tendo servido alguns annos no corpo de engenheiros, em que assentara praça em 1852.

E’ lente do curso de engenharia civil da escola polytechnica, commendador da ordem da Rosa, membro do imperial instituto fluminense de agricultura, socio e membro da secção zoologica da associação brazileira de acclimação, etc.

Escreveu:

Annuario industrial, contendo algumas regras praticas, instrucções e tabellas para uso das pessoas que se dedicam ao commercio, agricultura e trabalhos de engenharia. Rio de Janeiro, 1870. 223 pags. in-8.º

Descripção do porto do Rio de Janeiro e das obras das docas da alfandega. Rio de Janeiro, 1877. 53 pags. in- 4.º com sete tabellas e plantas coloridas.

Não obtive do doutor Borja Castro as informações que lhe pedi e por isso talvez omitta outros trabalhos seus, mau grado meu.

Agrario de Souza Menezes — Filho de Manoel Ignacio de Souza Menezes e de dona Anna Vicentina de Araujo Menezes, nasceu