Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/454

Wikisource, a biblioteca livre
BR
429

cada no Jornal do Commercio de 17 de junho de 1868. Londres, 1869 — E' um opusculo em que o autor se justifica da accusação que lhe fizera o dito deputado de ter elle, como encarregado da compra de dous vapores, declarado ser sufficiente para isto a somma de ₤ 50.000, e depois declaar á legação brazileira que a mesma somma era insufficiente.


Briano O'conor de Camargo Dauntre — Natural de S. Paulo, filho do doutor Ricardo Gumbleton Daunt e formado em sciencias sociaes e juridicas pela faculdade de sua provincia em 1879, foi o fundador e redactor chefe da revista:

A Reacção: orgão do circulo dos estudantes catholicos. S. Paulo, 1877 a 1879 — E' uma publicação de propaganda, onde se considera a ideia catholica sob os diversos pontos de vista. A redacção passou depois a Raymundo Corrêa e outros.


Bruno Henrique de Almeida Seabra — Natural da provincia do Pará, naceu a 6 de outubro de 1837 e falleceu na Bahia a 8 de abril de 1876.

Depois de ter feito em sua provincia os estudos de humanidades no seminario episcopal, já conhecendo as principaes linguas da Europa, assentou praça como cadete no exercito, e veiu para o Rio de Janeiro fazer o curso da escola militar; mas, dotado ele uma constituição physica muito fraca, e adoecendo no meio do curso, foi considerado pela junta medica como incapaz do serviço militar e por este motivo tendo baixa, interrompeu a carreira que abraçara. Em taes circumstancias entrando para o serviço de fazenda como praticante de alfandega da côrte, foi logo despachado para um lagar de amanuense da alfandega do Maranhão, d'onde na fim de poucos mezes pediu demissão; nomeado em fevereiro de 1864 secretario da presidencia da provincia do Paraná, serviu até outubro de 1866; serviu depois igual cargo em Alagôas, e finalmente como official da secretaria da presidencia da provincia da Bahia, onde se casara.

Era cavalleiro da ordem da Roza, sacio do club philosophico do Maranhão, da sociedade philomatica e de outras do Rio de Janeiro, e — festejado poeta e litterato, escreveu, não só poesias, como artigos em prosa em diversos periodicos dos lagares em que exerceu empregos, e mais:

Um phenomeno do tempo presente ou lembrança de scenas passadas a bordo da galera Defensora: poemeto. Pará, 1855 — A proposito deste poema escreveu o conego Luiz Barroso Bastos uma carta no Diario do Maranhão, elogiando o autor.

Typos burlescos desenhados por Bruno Seabra. Rio de Janeiro, 1859 — E' o primeiro numero da Bibliotheca portatil e contém « O Senhor Papa-suspiros; scena comica precedida de uma introducção (no dia de seus annos) offerecida ao bacharel Duarte P. Schutel ».

O doutor Pancracio ou quadros da vida de um estudante: romance