Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/456

Wikisource, a biblioteca livre
APPENDICE
 
 


Abilio Cesar Borges, Barão de Macahubas, pag. 3 — Tendo este autor publicado de seus compendios diversas edições e em diversos logares, no Brazil e na Europa, algumas com alteração de titulo, e não obtendo eu as indicações que lhe pedi, e que pedi tambem ao vice-director de seu collegio da côrte, E. J. dos Reis, não fui por isso exacto no artigo respectivo, de que passo a fazer algumas rectificações.

Os Discursos sobre educação foram publicados em Pariz, 1865. São 12 discursos.

A Grammatica da língua portugueza, publicada com o titulo de « Epitome da grammatica portugueza » até á quinta edição, foi publicada em edição posterior, dando-lhe o autor novo plano e desenvolvimento, de modo que se póde considerar um trabalho inteiramente novo, como elle diz, mas com mudança de titulo, que se conserva na ultima edição, que é:

— Resumo da grammatica portugueza, 7ª edição, augmentada e melhorada segundo os grammaticos mais modernos, adoptada em varias escolas publicas do imperio do Brazil. BruxelLas, 1877 — Nesta edição foi o livro expurgado de alguns erros que ainda na anterior existiam.

Igual mudança de titulo e de plano se deu com o Epitome da grammatica franceza, cuja terceira edição é de Antuerpia, 1872, com um accrescimo no fim, contendo os verbos regulares e auxiliares; foi depois impresso com o titulo:

Novo methodo pratico e facil para o ensino da lingua franceza por Crœser, segundo os principios do professor Ahn, traduzido do inglez. Quarta edição. Antuerpia, 1879.