Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/459

Wikisource, a biblioteca livre
434
APPENDICE

Estudo dos etheres e suas preparações: these para o concurso ao logar de substituto da secção de sciencias accessorias. Rio de Janeiro, 1880.


Alexandre José de Mello Moraes, 2º , pag. 39 — Tem publicado, além do que fica mencionado, diversos trabalhos em revistas do paiz e do estrangeiro, e ultimamente a

Patria selvagem. Os escravos vermelhos. Rio de Janeiro, 1883 — Ainda não pude ver este livro; mas de uma noticia dada pela imprensa do dia, consta o seguinte: «N’uma serie de scenas rapidas, em estylo poetico e sem nexo apparente, offerecem-se-nos aqui multiplas informações sobre as diversas tribus do Brazil, seus usos e costumes, sua historia e catechese. Si a narração é um tanto fantastica ou idealisada, como adverte o autor, o fundo de substancia foi todo bebido nas chronicas. Varias estampas reproduzem typos de nações indias. Encontramos tambem algumas lendas curiosas, excerptos do afamado Mysterio de Jesus e um auto até agora inedito, intitulado Santa Ursula que, segundo o Sr. Dr. Mello Moraes, caracterisa a physionomia do seculo XVI, apresentando o seu autor, o padre Anchieta, como o instituidor da nossa poesia nascente.»


Alfredo de Escragnolle Taunay, pag. 55 — Alem do que fica mencionado escreveu:

Estudos criticos por Sylvio Dinarte. II. Litteratura e philologia, Rio de Janeiro, 1883, in-8° — Trata-se neste livro de Emilio Zola, Affonso Daudet, V. Hugo, do padre José Mauricio e de outros, e se rectificam inexactidões escriptas pelo conselheiro J. M. Pereira da Silva sobre a nossa historia.

Classificação de comarcas: discurso proferido na camara dos deputados na sessão de 12 de julho de 1883. Rio de Janeiro, 1883, 36 pags. in-12.


Alfredo Moreira Pinto, pag. 60 — O seu Diccionario geral do Brazil está effectivamente prompto para ser impresso, esperando o autor a decisão de uma proposta de venda da obra, feita á camara legislativa. O autographo esteve no escriptorio da Gazeta de Noticias á disposição das pessoas interessadas que tivessem de lembrar rectificação de algum dos artigos, a convite do autor. Si este convite foi correspondido, como duas circulares que lhe dirigi, pedindo apontamentos relativos á sua pessoa para o presente livro, rectificação nenhuma se fara por semelhante meio.

Moreira Pinto publicou mais:

Geographia das provincias do Brazil. Rio de Janeiro, 1883, 176 pags. in-8.°


Aluizio de Azevedo, pag. 64 — Os seus Mysterio da Tijuca foram publicados em volume, Rio de Janeiro, 1883, em duas colum-