Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/460

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
APPENDICE
435

nas. A Casa de pensão tambem foi editada em separado, em fasiculos, dos quaes sahiu o 1° em junho deste anno.


Alvaro Joaquim de Oliveira, pag. 66 — Acaba de dar a lume:

Apontamentos de chimica. Rio de Janeiro, 1883, in-8-°


Americo Fernandes Trigo de Loureiro, — Irmão de Antonio Fernandes Trigo de Loureiro, e filho do conselheiro Lourenço Trigo de Loureiro e de dona Umbelina Luiza da Silva Fernandes de Loureiro, nasceu em Olinda, provincia de Pernambuco, a 29 de julho de 1832.

Formado em direito pela faculdade do Recife, serviu nesta cidade interinamente o logar de promotor publico, dedicou-se depois ao magisterio leccionando diversas materias da instrucção secundaria, e em 1871 entrou para o funccionalismo publico na thesouraria provincial, onde ainda se acha. Revelando estro poetico desde seus primeiros estudos, o doutor Manoel da Costa Honorato delle faz menção como de um mavioso poeta lyrico e notavel repentista. Tem escripto desde estudante e conserva ineditas grande somma de

Poesias — que, segundo me consta, serão dadas a lume em breve. O genero em que prima o doutor Americo Loureiro é a gloza. Possuo por cópia um maço de composições deste genero, sendo algumas joco-serias e satyricas, e tambem de sonetos, acrosticos e recitativos. Um destes recitativos, escripto em francez, assim começa:


Charmante fille, de mon cœur la reine,
Vous possedez un throne dans mon âme;
Vous êtes, seule, de ma vie la chaine,
D’amour pour vous c’est de mon cœur la flamme.


Angelo Cardozo Dourado, pag. 86 — E' filho de Angelo Custodio Pereira e de dona Laura Philomena Dourado, E' este o titulo de sua thllse de doutorado:

These inaugural, apresentada á faculdade de medicina da Bahia por Angelo Cardozo Dourado, etc., afim de obter o grau de doutor em medicina. Bahia, 1880, 58 pags. — Contém uma dissertação sobre a operação cezariana e sua apreciação, e proposições sobre: Keratitis. Heranças pathologicas. lnfanticidio.


Antonino José de Miranda Falcão — Nasceu em Pernambuco a 10 de maio de 1798, e falleceu no Rio de Janeiro a 9 de dezembro de 1878, ao peso de desgostos e da miseria por ser demittido do logar que exercia no Diario Official, com 80 annos de idade.

Era official da ordem da Roza e servira desde 1823 diversos cargos, como os de professor da lingua nacional no trem, hoje arsenal de guerra, de director da typographia nacional e de official da secretaria do governo,