Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/463

Wikisource, a biblioteca livre
438
APPENDICE

Antonio Candido Rodrigues — Fez o curso de artilharia pelo regulamento de 1863 e o de engenharia pelo de 1874; serviu na arma de artilharia em' que fôra promovido a segundo tenente em 1870, e della passou para o corpo de engenheiros, do qual pediu demissão em 1883, tendo o posto de capitão; já estando á disposição do ministerio da agricultura e no cargo de inspector geral das obras publicas em S. Paulo, nelle continúa, e é presidente do club de engenharia e industria na mesma provincia.

Escreveu, além de outros trabalhos officiaes:

Campos de Jordão: relatorio apresentado ao vice-presidente da provincia, doutor Manoel Marcondes de Moura e Costa, a 21 de março de 1882, e annexo ao relatorio com que o mesmo passou a administração ao conselheiro Francisco de Carvalho Soares Brandão. S. Paulo, 1882.


Antonio da Cruz Cordeiro Junior — E' filho do doutor Antonio da Cruz Cordeiro, de quem se trata á pag. 145 do presente volume, e natural da provincia da Parahyba. Nada mais sei a seu respeito senão que escreveu:

Bosquejo litterario a proposito do decennario de Castro Alves. Bahia, 1881 — Neste volume se acham duas poesias do laureado poeta, ainda ineditas: Adeus meu canto, e Lucia.


Antonio Estevão da Costa e Cunha, pag. 156 — Não é natural da Bahia, mas de Rio de Janeiro, e filho de Antonio Severino da Costa.

O primeiro livro ou expor da lingua materna sahiu sob o titulo de « Curso methodico de leitura» que se compõe de tres livros. Delles se publicou o

Segundo livro ou collecção de leituras graduadas pelos professores Januario dos Santos Sabino e A. Estevão da Costa e Cunha. Rio de Janeiro, 1879 — Segunda edição completamente reformada e muito augmentada. Rio de Janeiro, 1883. Está a sahir :

Terceiro livro, constando do desenvolvimento das noções contidas no segundo livro e outras relativas á historia e geographia geral e patria, physica, meteorologia, chimica, etc.

Escreveu mais:

Principios de grammatica historica e comparativa. Rio de Janeiro, 1883.

Themas e raizes: these ao concurso á cadeira de portuguez do 2° ao 5° anno do internato do imperial collegio de Pedro II. Rio de Janeiro, 1883, 54 pags. in-8.°


Antonio Ferreira Vianna, pag. 164A Conferencia radical sobre a abolição da guarda nacional, não é obra sua, mas de Pedro Antonio Ferreira Vianna, seu irmão, de quem terei de occupar-me.