Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/464

Wikisource, a biblioteca livre
APPENDICE
439

Antonio Francisco Toscano, pag. 173 — Falleceu em Nova Friburgo, provincia do Rio de Janeiro, a 22 de setembro de 1882, e não na côrte a 21 deste mez.


Antonio Ignacio de Mesquita Neves, pag. 190 — A's suas obras accresce:

- Traducção das fabulas de Phedro - obra inedita, que o traductor actualmente está limando para dar á publicidade, segundo me consta. Vi uma parte deste livro; é um trabalho primoroso por qualquer lado que se considere.


Antonio José Caetano da Silva, 2°, pag. 213 - E filho de Antonio Jose Caetano da Silva, 1°, natural do Rio de Janeiro, e do logar que exercia no arsenal de marinha passou para o de amanuense da directoria das obra publicas da provincia do Rio de Janeiro, onde se acha.

A 1a edição de sua Arithmetica é de 1877.


Antonio José Marques, pag. 217 - O titulo verdadeiro de seu livro e:

- Systema metrico decimal. Compendio do systema e mnemonica digital para o ensino do mesmo. Rio de Janeiro, 1873.


Antonio José Soares de Souza Junior - E' este o verdadeiro nome do escriptor, de quem se trata á pag. 318 com o nome de Antonio Soares de Souza Junior.


Antonio Marciano da Silva Pontes, pag. 254 - Ha terceira edição de seu Compendio de pedagogia, Rio de Janeiro, 1881, in-8.°


Antonio Paulino Limpo de Abreu, Visconde de Abaetá, pag. 275 - Falleceu a 14 de setembro de 1883, tendo nascido a 22de setembro de 1798 em Lisboa, segundo foi publicado na noticia dada pelo Jornal do Comercio por occasião do seu fallecimento, e não a 22 de junho do dito anno, segundo foi declarado por diversos orgãos da imprensa da côrte, annunciando seu anniversario natalicio neste ultimo dia, em 1883. Era o ultimo dos nossos parlamentares, nascidos em Portugal, considerados cidadãos brazileiros pelo § 4° do art, 6° da constituição do imperio.


Antonio do Rego, pag, 299 - Falleceu no Rio de Janeiro, onde se achava residindo com sua familia, a 7 de setembro de 1883, victima de um accesso pernicioso, e foi sepultado no dia seguinte.


Argemiro Cicero Galvão - E' natural da provincia do Rio Grande do Sul, estudante da faculdade juridica de S. Paulo, e escreveu:

- A filha do estrangeiro. Porto Alegre, 1816, in-12 - E' um romance,