Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/47

Wikisource, a biblioteca livre
22
AL

Obras ineditas do Dr. Agrario de Souza Menezes, precedidas de um elogio historico, escripto pelo Dr. Antonio Alvares da Silva, e mandado publicar pela sociedade academica Recreio Dramatico, tomo 1º, Bahia, 1865 in-8.º — Sahiu neste volume apenas Bartholomeu de Gusmão, drama historico em tres actos, e não me consta que se publicassem mais outras de suas obras, taes como:

Os contribuintes: drama comico — Inedito, mas levado á scena com muito applauso no theatro S. João.

O dia da independencia: drama em cinco actos — Idem. O publico, cheio de enthusiastico transporte, offereceu-lhe uma coroa, quando foi representado este drama.

Retrato do rei: comedia — Idem. Nesta comedia o autor galardoa o talento na pessoa de um artista que elle exalta, collocando-o ao lado de fidalgos sem merito.

O principe: comedia — Tambem inedita.

O voto livre: comedia — Idem.

O primeiro amor: comedia — Idem.

A questão do Perú: comedia — Idem. Esta comedia, diz o Dr. Manoel Corrêa Garcia, no elogio funebre que escreveu sobre o autor e vem no periodico do Instituto Historico da Bahia de janeiro de 1864, que não ficou concluida.

O bocado não é para quem o faz: comedia — Idem. Não foi tambem concluida.

Uma festa no Bom fim: comedia — Concluida, porém inedita.

S. Thomé: drama — Inedito. Consta-me que é uma de suas melhores producções. No dizer do Dr. Corrêa Garcia não foi acabado.

O Dr. Agrario escreveu uma introducção n’um volume de biographias e discursos escriptos por occasião da morte do arcebispo, Marquez de Santa Cruz, e si me não engano, ha tambem neste volume — que não vi — um discurso seu, recitado no Instituto Historico da Bahia.

Alberto Antonio Soares — Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, aqui falleceu entre 1870 e 1874, no vigor dos annos, e foi seu pae Caetano Alberto Soares de quem farei menção adiante.

Era formado em sciencias sociaes e juridicas pela faculdade de S. Paulo, e se estabelecera como advogado na cidade de seu nascimento.

Escreveu:

A permutação. S. Paulo — São estudos de economia politica, a que o autor se applicara muito, desde os bancos da faculdade.

Haverá possibilidade de ser a America conhecida antes de Colombo? E era conhecida? — Este trabalho foi escripto e publicado, sendo o autor estudante de direito, na revista litteraria do Ensaio Philosophico de S. Paulo, serie 5ª, ns. 2 e 3.

Tratado da prova em materia criminal por Miltermayer, traduzido e annotado com a legislação brazileira. Dous vols…