Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/56

Wikisource, a biblioteca livre

occupou, desceu á nullidade com a qual ae contentou de viver; e não ao alto patrocinio, como se inculca no escripto do brigadeiro VasooncelloB é que deveu Gusmão o preservar-se de maior perseguição. Os desgostos, que o levaram á sepultura, não procederam de complicações e embates politicos; mas de desgraças domesticas.»

Impugnação ao parecer do brigadeiro Antonio Pedro de Vasconcello. Lisboa, 1751 — Acredito que fosse publicada em Lisboa em 1751, porque diz o conselheiro Costa de Silva que Gusmão a publicara logo depois do parecer de Vasconcellos a dom José I considerando, segundo o tratado, a cessão da colonia do Sacramento uma perda sensivel aos interesses de Portugal e á segurança de seus dominios por aquella parte do Brazil. Foram ambos esães escriptos impressos ainda na collecção de ineditos, publicada em 1841 no Porto, e um extracto da Impugnação ou resposta de Gusmão vem na Revista do Instituto historico brazileiro, tomo 1º, pags. 322 e seguintes. Não sei si esta resposta é a mesma obra que escreveu o illustre brazileiro com o titulo:

Carta critica escripta a Antonio Pedro de Vasconcellos, governador da colonia do Sacramento por Philolethes. Lisboa, 1751, 37 pags. in-4.º

Discurso em que Alexandre de Gusmão mostra os interesses que resultam a sua magestade fidelíssima e a seus vassallos da execução do tratado de limites da colonia do Sacramento, ajustado com sua magestade constitucional no anno de 1750 — Foi publicado no Panorama, tomo 7º, pags, 149 a 151, 1843. Escapara este discurso na collecção de ineditos, impressa no Porto em 1841. Escrevera-o Gusmão, receioso — em vista da demora da execução do tratado — que elle não fosse effectuado. A bibliotheca nacional possua uma cópia n'uma collecção de escriptos de Alexandre de Gusmão, de que darei noticia adiante, e outra cópia dos fins do seculo 18º ou do começo do seculo 19º sob o titulo:

Discurso de Alexandre de Gusmão, ministro de capa e espadado conselho ultramarino, em que faz a apologia do tratado de limites do anno de 1750 — Está annexo: «Papel que fez o brigadeiro Antonio Pedro de Vasconcellos, governador que foi da colonia, contra o dito tratado; ao qual responde o mesmo ministro. «No fim, em folha separada occorre o seguinte N. B.: «Gusmão foi obrigado a fazer estes papeis e os fez, contra sua vontade, e por isto (posto que em segredo) desabafou com a seguinte carta que logo depois escreveu.» Esta carta, porém, não está com o manuscripto, mas se acha no Panorama, vol. 9º, 1852, pag. 271, seguida da de Silva Telles, lhe ofifertando o annel do tratado, da repulsa do annel, etc. É do theor seguinte:

«Sr. M.el Per.ª de F.ª He bem verdade que fiz hua tal ou qual Apologia ao tratado de limites da America e tambem uma refutação ao papel contra o mesmo Tratado que escreveu Antonio Pedro de Vasconcellos, governador que foi da Colonia; nunca escrevi mais involuntario, mas como foi por ordem superior estou persuadido que não devo ser cas-