Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/58

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Consulta em que satisfez o conselho ultramarino ao que sua magestade ordena sobre o regimento das casas de fundição das Minas, com o plano do mesmo regimento. 20 de fevereiro de 1751 — Cópia de 40 fls com a assignatura de A. de Gusmão e de alguns desembargadores. Figurou na exposição de historia patria de 1881, e pertence ao mesmo instituto.

Reparos sobre à disposição de lei de 13 de dezembro de 4750 a respeito do novo methodo da cobrança do Quinto, abolindo o da Capitulação, sobre os quaes assentou a consulta do conselho ultramarino de 22 de fevereiro de 1751 — Cópia de 63 fls. , por lettra do doutor Alexande de Gusmão, pertencente a dona Joanna T. de Carvalho. Ha outra do referido instituto. Este manuscripto anda com outros sobre igual assumpto, como o

Parecer de A. de Gusmão sobre a forma de cobrar o premio da conducçuo do dinheiro para o thesouro da junta dos tres Estados.

Cantigas ineditas compostas em 1749 — Ignoro onde param.

Collecção de escriptos de Alexandre de Gusmão, de 195 fls, que pertenceu ao conego Januario da Cunha Barbosa e passava peia mais authentica — Esta collecção contém cartas e papeis sobre assumptos da administração publica da mais alta importancia, alguns dos quaes foram ja publicados, e termina com o Elogio de Alexandre de Gusmão, fidalgo da casa real, ca vai le iro da ordem de Christo, e acadêmico do numero da academia real, lido por Miguel Alves de Araujo, e publicado em Lisboa em 1754. Pôde-se ver o que contém esta collecção no catalogo da bibliotheca, de historia do Brazil, tomo 1º, pags. 895 a 898.


Alexandre Herculano Ladislau — É natural da provincia da Bahia, e deputado á assembléa provincial na actual legislatura, tendo-o sido em outras. Muito dedicado ao jornalismo, faz parte da redacção do Diario da Bahia, e escreveu:

Apontamentos biographicos de varões illustres e seguidos de um retrospecto historico das invasões hollandezas na Bahia e da relação dos objectos enviados para a exposição de geographia e historia patria. Bahia, 1881, 96 pags. in-4º — Teve por companheiro neste trabalho o conego Romualdo Maria de Seixas Barrozo, de quem tratarei opportunamente. Os apontamentos se referem a frei Manoel da Resurreição, frei José Fialho de Mendonça, frei Antonio Correa, frei José de Santa Escolastica, frei Francisco de S. Damaso A. Vieira, dom Rodrigo do Menezes, Conde da Ponte, Conde dos Arcos, Visconde de Cayrú, conselheiro José Lino Coutinho, conselheiro Jonathas Abbott, conselheiro João Baptista dos Anjos, conselheiro Antonio Polycarpp Cabral, conselheiro Vicente Ferreira de Magalhães, doutor Francisco de Paula Araujo e Almeida, doutor Manoel Joaquim Henriques de Paiya, doutor José Avelino Barboza, doutor José Vieira de Faria Aragão e Ataliba, doutor Malaquias Alvares dos Santos,