Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/62

Wikisource, a biblioteca livre
AL
37

de antigos manuscriptos historicos e genealogicos, que em éras differentes se poderam obter, etc.; os tratados, as bullas, cartas régias, etc., etc.; a historia dos ministerios, sua politica e cores com que appareceram; a historia das assembléas temporaria e vitalicia; e tambem uma exposição da historia da independencia, escripta e comprovada com documentos ineditos e por testemunhas oculares que ainda restam, e dos outros movimentos politicos; descripção geographica, viagens, a historia das minas e quinto de ouro, etc., etc., afim de que se tenha um conhecimento exacto não só da geographia do Brazil, como de sua historia civil e politica. Rio de Janeiro, 1858-1860, 4 tomos e mais um tomo com a designação de 1, segunda parte em 1863.

O 1º vol. teve segunda edição, mais correcta e augmentada. Rio de Janeiro, 1866, com o retrato do autor, e sem a Nota sobre a negociação pendente para se fazer effectivo o tratado do imperio do Brazil com a Goyana franceza, pelo conselheiro Drumond, com que se fecha a primeira edição. (Veja-se Antonio de Menezes Vasconcellos de Drumond.) Um destes volumes é a Historia dos Jesuitas.

A' posteridade. O Brazil historico e a corographia historica do imperio do Brazil. Rio de Janeiro, 1867 – Teve 2ª edição feita por um curioso, e com permissão do autor, com algumas notas biblicas.

Luiz de Camões, levantando seu monumento, ou a historia de Portugal justificada. Rio de Janeiro, 1860. 93 pags. in-12° com uma estampa.

Biographa do tenente-coronel, cirurgião-mór seformado do exercito doutor Manuel Joaquim de Menezes. Rio de Janeiro, 1861. 35 pags. in-8.° gr.

Biographia do conselheiro Joaquim Marcelino de Brito. Rio de Janeiro, 1861. 23 pags. in-4.° — Vem tambem na Galeria dos brazileiros illustres.

Biographia do senador Diogo Antonio Feijó. Rio de Janeiro, 1861. 8 pags. in-8.° — Idem. com alteração.

Apontamentos biographicos do Barão de Cayrú. Rio de Janeiro, 1863. 112 pags. in-8.°

Biographia do Marquez de Olinda. Rio de Janeiro, 1866. 15 pags. in-8.°

Discurso recitado por occasião da posse da administração do Gr.·. Or.·. do Brazil a 13 de maio de 1865 no valle do Lavradio — Vem n' um opusculo com os discursos na mesma occasião proferidos pelo grão-mestre conselheiro Joaquim Marcelino de Brito, e pelo grande orador Francisco Jose de Lemos. Rio de Janeiro, 1865, 20 pags, in-8.°

O Brazil historico. Rio de Janeiro, 1864 — Contém este livro, que é a continuação do Medico do povo na terra da Santa-Cruz, como declara seu autor, entre outras cousas a historia dos ultimas ministerios do reinado de dom João VI, e a historia do processo de Tira-dentes. Esta publicação em fórma de jornal foi interrompida para sahir de novo em 1866 a 1868