Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/74

Wikisource, a biblioteca livre

- Inventario geral e particular de todos os productos naturaes e artificiaes, livros, intrumentos, utensis e moveis pertencentes ao real gabinete de historia natural, jardim botanico e suas casas annexas, como são: gabinete da biblioteca, casa de desenho, dita do laboratorio, dita das preparações e armazem de reserva, etc. - Original com a assignatura do autor na folha do rosto e no fim, de 113 fls. Nesta obra se encontram noticias circumstancíadas de varias productos naturaes e artificíaes do Brazil e sobretudo do Parà, e de todos os objectos que possuia em 1794 o real museu da Ajuda em Lisbôa.

- Memoria sobre os jacarès do Estado do Grão-Parà - Original.

- Memoria sobre as cascas de paus que se applicam para curtir couros - Idem.

- Memoria sobre o isqueiro ou caixa de guardar a isca para o fogo, a qual foi remettida no caixão n. 7 da primeira remessa do Rio Negro, 1786 - Idem.

- Memoria sobre as salinas do Cunha, contendo noticia das minas de sal do Jaurú - Idem.

Alguns àestes escriptos deixaram de vir mencionados na relação dada, ou por serem deslocados da collecção, ou por virem comprehendidos talvez no grosso volume de Papeis avulsos, de memorias, escriptos, etc., constante de 1.840 folhas, e de mais 428 paginas in-4.º

Ha algumas cartas e planhs levantadas pelo doutor A. Rodrigues Ferreira, cemo :

- Porção do Rio Negro e Amazonas entre as duas villas de Barcellos e Obidos, segundo a antiga carta do Estado - Foi exhibido o autographo na exposição de historia patria por dona Antonia R. de Carvalho.


Alexandre Theophilo de Carvalho Leal - Natural da provincia do Maranhão, ahi falleceu em Março de 1879.

Era bacharel em sciencias sociaes e jurídicas e proprietario de engenho no Alto-Mearim, termo de sua província natal, e publicou:

- Democracía e socialismo : estudo politico e economico por Martinus Hoyer, com uma introducção pelo doutor Alexandre Theophilo de Carvalho Leal. Maranhão, 1879, 95, pag. in-4.º


Alexandre Thomaz de Moraes Sarmento, 1º Visconde do Banho - Nasceu na cidade de S. Salvador, capital da Bahia, a 11 de abril de 1786, e falleceu a 16 de abril de 1840.

Fez todos os seus estudos em Portugal até formar-se em leis na universidade de Coimbra, e seguindo a carreira damagistratura, nella exerceu diversos cargos atê o de desembargador da relação do Porto, e Conselheiro do supremo tribunal de justiça.

Foi deputado ás côrtes de 1821 ao 1826, par do reino, commendador da ordem de N. S. da Conceição da Villa-Viçosa, e grã-cruz da de Izabel a Catholica, de Hespanha.