Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/77

Wikisource, a biblioteca livre

- Boletim do grande oriente unido e supremo conselho do Brazil. Rio de Janeiro, 1873-1877,6 vols. in-4.º - Foi o redactor-chefe desta publicação.


Alexandrino Saturnino do Rego- Ignoro as particularidades que lhe são relativas, parecendo me pela obra que menciono que fez estudos de sciencias physicas ou mathematicas.

Escreveu:

- Sobre navegação, pontes e estradas na provincia da Baha: por Alexandrino Saturnino do Rego. Bahia, 1875,37 pags. in-8.º


Alfredo Bastos - Nasceu na provincia do Pará no anno de 1854, sendo seus paes Victorino Bastos e dona Catharina Tavares Bastos, parentes do doutor Aureliano Candido Tavares Bastos, de quem tratarei adiante.

Muito criança foi para Lisbôa, onde concluiu seus estudos de humanidades, e se dispunha a matricular-se na universidade de Coimbra, quando falleceu seu pae, e por isso voltou á patria. Depois, porem, de pouca demora no Pará, veio para o Rio de Janeiro, e seguiu o curso da escola polytechnica.

Sempre dedicado a litteratura e ao jornalismo, tem desde 1877 feito parte da collaboração e da redacção de diversos orgãos da imprensa periodica, como o Jornal do Commercio, a Gazeta de Noticias, a Gazeta da Tarde, o Cruzeiro, a Revista Muzical, a Revista Brazileira, e tem escripto diversas obras, sendo:

- Diversos folhetins - no Jornal do Commercio de 1877 a 1879, dos quaes sahiram alguns transcriptos em outros jornaes da côrte e das provincias.

- A vida a bordo - E' este o titulo de duas variedades que escreveu no mesmo jornal, constando de um estudo humoristico sobre a vida norteamericana, as quaes foram traduzidas e transcriptas em Londres e em Nova-York com elogio da imprensa ingleza.

- Fantasias. Rio de Janeiro, 1879 - Este volume, que foi benevolamente acolhido pela imprensa do dia, consta de uma serie de folhetins, antes publicados.

- A madrasta: romance. Rio de Janeiro, 1880, 300 pags. - Foi antes publicado no Cruzeiro, jornal da cuja redacção fez parte.

- A madrasta: comedia extrahida do romance de igual titulo - a que me refiro, e não publicada ainda.

- O daguerreotypo: comedia. Rio da Janeiro, ...

- Por causa do doutor Tannery: comedia. Rio de Janeiro, ... - Foi representada pela primeira, vez no theatro Recreio dramatico.

- Salvador Rosa, por Carlos Antonio Gomes: traducção - Rio de Janeiro, 1880.

- O matricida: romance. Rio de Janeiro, 1881 - Foi publicado na Gazeta da Tarde.