Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/79

Wikisource, a biblioteca livre

Escreveu:

- Duas palavras sobre a provincia da Bahia. Bahia, 1845. 34 pags.in-4.º


Alfredo Carneiro Ribeiro da Luz - Filho do senador do imperio, conselheiro Joaquim Delfino Ribeiro da Luz e de dona Maria Umbelina S. Thiago da Luz, nasceu na provincia de Minas-Geraes a 1 de julho de 1852.

Doutorado em medicina pela faculdade do Rio de Janeiro em 1875, applicou-se logo ao exercicio da clinica, a principio em Christina, cidadede sua provincia, e depois em Valença, cidade da provincia do Rio de Janeiro, onde casou-se, reside actualmente, e é medico do hospital da misericordia.

O doutor Ribeiro da Luz e membro correspondente da academia imperial de medicina e escreveu:

- Hypoemia inter-tropical: dissertação para o doutorado em medicina. Rio de Janeiro, 1875 - E' seguida de proposições sobre os tres pontos do ensino medico seguintes: Estudo chimico-pharmacologico das quinas. Operações reclamadas pelos calculos vesicaes. Nevralgias. A redacção dos Archives de medicine navale, jornal francez, referindose a esta these, diz: « C'est, peut-être, le memoire le plus complet quiexiste sur cette question de pathQlogie exotique.»

- Investigações helminthologicas com applicação á pathologia brazileira. Rio de Janeiro, 1880 - Esta obra se divide em duas partes: Na primeira parte trata o autor da descoberta que fez no Brazil do verme microscopico, já conhecido na Cochinchina e nas Antilhas com o nome de anquillula stercoralis. Na segunda trata de factos relativos á hypoemia intertropical e a sua natureza verminosa. Como da these inaugural, o jornal Archives de medicine navale se occupa com elogio deste trabalho no seu numero de novembro de 1880. A noticia, que dá este jornal das investigações helminthologicas em quasi seis paginas, é devida á penna do doutor Bourel Ronciere, medico da armada franceza.

- O tratamento da pneumonia aguda. Valença, 1881 - Sahiu tambem na Revista de medicina, publicação periodica, brazileira, Paris, 1881. Neste trabalho, além das considerações sobre a molestia, se acha um grande numero de observações, mais de quarenta.

- Um caso de estrangulamento com algumas reflexões - Sahiu no Progresso medico, Rio de Janeiro, 1880.

- Observações helminthologicas sobre a molestia endemica desenvolvida entre os trabalhadores do tunnel do monte S. Gothardo pelo senhor doutor Perroncito, com um appendice pelo senhor doutor S. Cobbold, traduzido do inglez - Vem na União medica, pags. 173 e seguintes.

- Ensaios sobre as mais notaveis molestias do Brazil ou das regiões inter-tropicaes - publicados n'uma serie de numeros do periodico Tempo, de Valença, 1881. E' um trabalho que o doutor Ribeiro da Luz escreveu,