Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/80

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


não só para o povo, como para os homens da sciencia, e que, segundo sou informado, seu autor dará depois em volume.

No Tempo se acham ainda diversos artigos de lavra do doutor Ribeiro da Luz sobre instrucção publica, sobre lavoura, etc.

- Informações sobre as circumstancias topographicas do municipio de Valença - Sahiram no mesmo periodico, de 18 de maio de 1881, e foram escriptas em resposta ao questionario da bibliotheca nacional por occasião da exposição de historia do Brazil. A biblioteca possue o original.

- Novas observações e experiencias relativas ao estudo da dochmiose ou ankilostomiase e seu tratamento. Valença (Rio de Janeiro) 1882 - Sahiu antes na União medica, tomo 20, pags.359 a 386. Na União medica foi esta obra publicada em portuguez; a publicação, porém, em volume foi feita em francez.


Alfredo Elisiario da Silva - Nasceu em 1862, poisque diz a Gazeta de Noticias, dando conta do primeiro livro abaixo, quetem 18 annos e é estudante, em 1880.

Escreveu:

- Os suicidas: romance, Rio de Janeiro, 1880 - E' um romance da escola antiga, diz o autor dos Livros e lettras da citada Gazeta de 20 de julho deste anno, não obstante ter Elisiario da Silva apenas 18 annos. Ha ahi raptos, tentativas de envenenamento, duellos e narcotizações.

- O fructo de um crime: romance. Rio de Janeiro, 1882.


Alfredo Ernesto Jacques Ourique - Natural da provincia do Rio Grande do Sul, depois de haver feito o curso de artilharia pelo regulamento de 1863, e de haver servido no 1º batalhão da respectiva arma, fez o curso de engenharia militar pelo regulamento de 1874, passando a servir no corpo de engenheiros, onde tem o posto de major.

E' bacharel em sciencias physicas e mathematicas; é cavalleiro da ordem da Roza e condecorado com a medalha da campanha do Paraguay, onde se assignalou e teve uma promoção por actos de bravura; exerceu diversos cargos do ministerio da agricultura e do da guerra, e escreveu:

- Defesa estrategica da provincia do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro, 1882. 45 pags. in-8° - com um mappa geographico dos limites da provincia com as duas republicas visinhas. E' extrahido da Revista do exercito brazileiro.


Alfredo de Escragnolle Taunay - Filho do commendador Felix Emilio Taunay e de dona Gabriella de Escragnolle Taunay, nasceu no Rio de Janeiro a 22 de fevereiro de 1843.

Bacharel em lettras pelo imperial coliegio de Pedro II, fez o curso da escola central, onde recebeu o titulo de bacharel em sciencias physicas e mathematicas e o de engenheiro geographo; e tendo assentado praça no