Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v2.pdf/107

Wikisource, a biblioteca livre
CA
97

3.º As primaveras. 2ª edição. Porto, 1866 in-8º.

4.º As primaveras. 2ª edição (terceira de Lisboa), accrescentada com novas poesias, e Camões e o Jáo, e dous romances em prosa, o juizo critico de varios escriptores brazileiros e um prologo de Manuel Pinheiro Chagas. Lisboa, 1867, 265 pags. in-80 , gr. com o retrato do autor - E' do mesmo- editor da 2", o qual declara no fim do livro ser ella feita para competir no mercado com a edição do Porto, a 3ª, em que elle considera violados seus direitos de propriedade, segundo o contrato que tinha.

5.º As primaveras: novissima edição accrescentada de novas poesias e da scena dramatica o Camões e o Jáo, e dous romances em prosa, etc. Lisboa, 1871, 237 pags. in-8°, gr. com o retrato do autor - Ainda é de A. J. Fernandes Lopes.

6.º Obras completas, colligidas, annotadas, precedidas de um juizo critico dos escriptores nacionaes e estrangeiros e de uma noticia de seu autor e de seus escriptos por J. Norberto de Souza e S. 5>. edição, ornada com o seu retrato, mais correcta e augmentada. Rio de Janeiro, 1877, 376 pags. in-8º.

7.º Obras completas. Contém: Camões e o Jáo, dous romances, etc. Precedidas de um estudo critico pelo Dr. Joaquim José de Carvalho Filho. Rio de Janeiro, 1884, in-8° - Os dous romances que o autor deixara ineditos são:

A virgem loura: paginas do coração.

Camilla : memorias de uma virgem — O autor dividiu, como disse, seu livro em quatro partes: Canções do exilio; Cantos do amor; Poesias diversas; Livro negro ou poesias elegiacas. O Sr. J. Norberto, porém, mudou a collocação de algumas poesias que não se achavam realmente bem collocadas. Dellas têm sido reproduzidas algumas em folhas ou publicações litterarias: assim, nos Contos do Brazil ou collecção de poesias de autores brazileiros, editada em 1880, se acham as quatro seguintes:

Minha alma é triste; Minha terra; Amor e medo; Meu livr negro.


Casimiro José de Moraes Sarmento — Nascido na antiga provincia do Piauhy a 13 de agosto de 1813, falleceu em Paris a 10 de fevereiro de 1860, bacharel em direito pela faculdade de Olinda em 1836, doutor pela mesma faculdade em 1840, lente da escola militar e de applicação do Rio de Janeiro com as honras de major, e official da ordem da Rosa. Administrou a provincia do Rio Grande do Norte de abril de 1845 a dezembro de 1847, e havia partido para