Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v2.pdf/13

Wikisource, a biblioteca livre
CA
3

bispados com clausula de a poderem exercer na sé vaga? O relataria é tambem assignado por José Clemente Pereira e Dr. Antonio José Coelho Louzada.

- Memoria para melhorar a sorte dos nossos escravos, lida na sessão geral do Instituto dos advogados de 7 de setembro de 1845. Rio de Janeiro, 1847, 36 pags. in-8°.

- Memoria, em que se apontam as omissões de nossa legislação patria e algumas providencias a adoptar nella para supprir estas omissões. Sobre o casamento como contracto civil, formação, estabilidade e direitos de familia. Rio de Janeiro, 1848, 26 pags. in-4° - Esta memoria foi tambem lida no Instituto dos advogados, e vem na respectiva Revista, 1863, pags. 77 a 111.

- Regulamentos commerciaes. Trabalho que confeccionou, encarregado pelo governo imperial, em 1850.

- Regulamento para a execução da lei das terras (de 18 de setembro de 1850) - Deste trabalho foi tambem encarregado pelo mesmo governo em 1853, tendo por companheiros ou collaboradores o Marquez de Abrantes e o Marquez de Paraná. Na Revista do Instituto da Ordem dos advogados ha diversos trabalho de sua penna, como o

- Discurso proferido pelo presidente do Instituto, em sessão de 16 de junho de 1857. - Na respectiva Revista, 1865, pags, 30 a 42.


Caetano Alves de Souza Filgueiras - Filho do capitão de fragata Caetano Alves de Souza Filgueiras e de dona Maria Petronilla de Souza Filgueiras, nasceu na capital da Bahia a 22 de junho de 1830 e falleceu na capital da Parahyba a 28 de julho de 1882. Feitos os necessarios preparatorios para o curso juridico com diversas interrupções e em lagares diversos, á que seu pae era levado em cumprimento de ordens, ainda assim, com 16 annos incompletos, matriculou-se na faculdade de Olinda, onde recebeu o gráo de pacharel em 1850, e no anno seguinte o de doutor. Vantajosamente conhecido desde os bancos escolares por sua applicação e seriedade, foi empregado em exames do curso de humanidades e, vindo a côrto tratar de sua nomeação para lente de uma cadeira, que se creara, de direito romano, e não a obtendo, aqui estabeleceu-se como ad vogado e casou-se. Presidiu a provincia de Goyaz e, depois de uma commissão de que o encarregara o governo imperial, estabeleceu-se como advogado na provincia da Parabyba, que deu-lhe uma cadeira em sua assembléa na ultima legislatura, antes de sua morte. Era membro do Instituto historico e geographico brazilelro, no qual fez parte da commissão de trabalhos historicos, e serviu os lagares de orador e de 2° secretario; socio de varias