Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v2.pdf/14

Wikisource, a biblioteca livre
4
CA

associações litterarias de Pernambuco, da Bahia e do Rio de Janeiro, e escreveu:

- Meu primeiro dedilhar da lyra. Pernambuco, 1846 - São seus primeiros versos offerecidos ao Dr. Bandeira de Mello. Tinha o autor 16 annos, e cursava o primeiro annos, de direito.

- Arremêdos de poesia. Pernambuco, 1851, in-8° - E' um volume de versos ao gosto das Folhas cahidas de Garret e foi muito applaudido pela imprensa diaria.

- Idylios: poesias. Rio de Janeiro, 1872, in-8° - Este volume é escripto em portuguez castiço, mas com uma orthographia especial, adoptada então pelo autor.

- Teteias. Rio de Janeiro, 1873, 88 pags. jn-8° - São escriptos em prosa e parece-me que por esse tempo publicou elle mais um opusculo igual com o titulo Pyrilampos.

- Dissertação e theses para obter o grâo de doutor em direito. Pernambuco, 1851 - Nunca pude ver.

- Elemmtos do direito natural. Traducção do francez. Pernambuco, 185* - Tambem não pude ver.

- Historia do direito romano (traducção do capitulo consagrado a essa especialidade da grande obra de A. Gibbon «Ruin and fall of Roman Empire »). Pernambuco, 185*.

- Do methodo historico em materia de jurisprudencia e do seu futuro, por Eduardo La Boulaye. Versão em lingua vcrnacula. Rio de Janeiro, 1855, 28 pags. in-4° - E' offerecido ao Visconde de Sapucahy.

- Reflexões sobre as primeiras épocas da historia em geral e sobre a instituição das capitanias em particular - Esta obra foi offerecida ao Instituto historico e publicada na Revista Trimensal, tomo 19°, 1856, pags. 398 a 424. Ahi, com o estudo da historia, deixa o autor patentes seus sentimentos, como catholico fervoroso e sincero, e na introducção aventa a idéa, que hoje occupa intelligencias superiores, da creação de uma universidade no Rio de Janeiro. Este trabalho deu-lhe entrada no Instituto.

- O Tapuia: periodico litterario. Parabyba, 1848-1849, in4° - Este periodico foi escripto sem collaboração de alguem, de novembro de 1848 a maio do auno seguinte. Desta época até sua formatura collaborou no Noticiador, desta provincia; durante sua residencia na côrte collaborou no Futuro, no Guanabara, no Jornal das Familias, onde publicou diversas poesias, romances, contos e estudos litterarios, e no periodico politico Constitucional, em que teve por companheiro o Dr. P. de Calazans, e onde publicou sua