Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v2.pdf/20

Wikisource, a biblioteca livre
10
CA

activissimos trabalhos de gabinete, já compondo, já traduzindo livros, de que deixou muitos e importantissimos, sem ter as vezes tempo para os limar convenientemente. Chegando taes factos ao conhecimento de D. Pedro II, Sua Magestade lhe concedeu uma pensão de seu bolso particular e de então em deante o Dr. Lopes de Moura pôde viver mais desembaraçado, escrevendo sempre suas obras; porém, já velho e cançado, pouco tempo sobreviveu á imperial munificencia. Exerceu por algum tempo o cargo de cirurgião-mór da legião portugueza ao serviço do imperador Napoleão, e depois serviu na armada franceza, durante o imperio. Delle conheço as seguintes obras:

- Castriôto Lusitano ou historia da guerra entre o Brazil e a Hollanda durante os annos de 1624 a 1654, terminada pela gloriosa restauração de Pernambuco e das capitanias confinantes: nova edição, dedicada a Sua Magestade o Senhor D. Pedro II, Imperador do Brazil, ornada com o retrato de Jose Fernandas Vieira, e duas estampas historicas. Paris, 1844 - A primeira edição deste livro foi feita em 1679 por Antonio Craesbec de Mello e offerecida a José Fernandes Vieira, muito cheia de erros e defeitos, de que expurgou-a o Dr. Lopes de Moura, incumbido deste trabalho pelo editor J. P. Allaud. No prologo desta segunda edição se diz que é ella uma reproducção da primeira; mas logo vêm mencionados os defeitos desta, e o Dr. Lopes de Moura corrigiu estes defeitos por tal fôrma, e por tal fôrma coordenou os factos, supprimindo reflexões e conceitos desconnexos, que a segunda edição parece oura inteiramente outra do Castriôto Lusitano de Raphael de Jesus. ( Veja-se a noticia a respeito na Nouvelle biographie general, tomo 34°, e na Revista do Instituto historico, tomo 24°, seu elogio pelo Dr. Macedo.)

- Livro indispensavel ou novissima collecção de receitas concernentes ás artes, officios e economia domestica e rural, colligidas das obras mais celebres e recentemente publicadas. Paris, 1845, in-16°. - Ha uma edição de Lisboa in-8°.

- Harmonias da creação ou consideraçõas sobre as maravilhas da natureza, especialmente sobra o instincto dos animaes, contemplado com provas evidentes e demonstrativas da existencia, da sabedoria, da bondade e da omnipotencia do Creador. Paris, 1846, in-12° com ests. - Ha uma nova edição tambem de Paris, 1860, 366 pags. in-12° com 2 ests.

- Historia de Napoleão Bonaparte desde seu nascimento até sua morte; seguida da descripção das ceremonias que tiveram lagar na trasladação de seu corpo da ilha de Santa Helena para Paris e de seu funeral. Ornada com doze estampas e o retrato de Napoleão. Paris, 1846,2 vols. in-8°.