Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v2.pdf/38

Wikisource, a biblioteca livre

Rocha, S. J. Saldanha da Gama, Claudio V. da Motta Maia, C. A. de Paula Costa e J. Rego. Publicou-se ainda em 1867, redigida, pelos dous primeiros e por Malaquias A. Gonçalves, J. E. dos Santos Andrade e J. G. Kemnitz.


Candido Borges Monteiro, Visconde de Itaúna — Filho do capitão José Borges Monteiro e dona Gertrudes Maria da Conceição, nasceu na cidade do Rio de Janeiro a 12 de outubro de 1812 e falleceu a 25 de agosto de 1872, cirurgião formado pela antiga academia medico-cirurgica em 1833; doutor em medicina pela faculdade desta cidade e professor jubilado da mesma faculdade; grande do Imperio; medico da imperial camara e parteiro da Imperatriz; do conselho do Imperador; senador pela provincia do Rio de Janeiro; condecorado com as honras de official-maior da casa imperial; dignitario da ordem da Rosa e commendador da de Christo; gran-cruz da mesma ordem de Portugal e da de Nossa Senhora da Conceição de Villa Viçosa; da ordem Ernestina da casa ducal da Saxonia e da ordem austriaca da Corôa de Ferro; membro titular da imperial academia de medicina, etc. No mesmo anno daquella sua formatura, reformando-se o ensino medico, foi nomeado lente substituto da secção cirurgica e, recebendo no anno seguinte o gráo de doutor, passou em 1838 a lente cathet1ratico de operações, anatomia topographica e apparelhos. Occupou cargos de eleição popular antes de entrar para o senado, como o de vereador da camara municipal, que presidiu em quasi todo o quatriennio de 1848 a 1851, conseguindo amortizar consideravelmente a divida existente e augmentar a renda; o de deputado provincial em 1850 e geral em 1853, e tambem cargos de confiança da coróa, como o de presidente da commissão central de saude publica, presidente da provincia de S. Paulo e ministro da agricultura, commercio e obras publicas, cargo em que falleceu. Em 1869 fez à Europa uma viagem para estudar mais de perto os progressos da sciencia e, pouco depois, outra viagem, acompanhando o Imperador o sua ugusta esposa. Seu ultimo acto como ministro foi a autorização dada ao Visconde de Mauá para estabelecer um cabo submarino entre o Brazil o Portugal e a ultima palavra que pronunciou, revelando bem seus sentimentos catholicos, foi « vou despertar... » e expirou. Escreveu:

Considerações geraes sobre as hernias abdominaes e da hernia inguinal em particular: these apresentada à faculdade de medicina do Rio de Janeiro para o concurso a um logar de substituto da secção cirurgica. Rio de Janeiro, 1833, in-4°.