Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v2.pdf/5

Wikisource, a biblioteca livre

Neste paiz quem não for dotado de muita força de vontade reunida à vocação irresistivel para as lettras, cahirá desanimado quando pretender levar a effeito a publicação de qualquer trabalho de longo folego - tantos são os obstaculos com que tem de luctar antes de se pôr á prova da indifferença publica.

E' por isso que nossa litteratura quasi que sómente se compõe de pequenos volumes de versos, poucos romances possue e de quasi nenhum escriptor dramatico consta mais de um trabalho, não obstante terem sido promissoras as estreas dos Pinheiro Guimarães, Achilles Varejão e Teixeira e Souza.

Obras volumosas, qualquer que seja o assumpto, poucas, bem poucas existem e destas algumas, como o importantissimo Direito Mercantil do sabio Visconde de Cayrú, quando chegam a ver luz após longo periodo de perambulação pelas typographias do Governo, ficam-se carcomendo pelas prateleiras dos Belchiores de livros.

E desta sorte de quantas riquezas não estamos privados!...

E' tal a fatalidade que pesa sobre os escriptores, que mesmo aquelles que conseguem, á força de solicitações e boa vontade de amigos, ter esses escriptos entregues ás officinas do