Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v2.pdf/8

Wikisource, a biblioteca livre
VI

Lembrei-me então de um alvitre: requeri ao parlamento sua imprescindivel protecção para levar a effeito empreza tão grande e de tão grande alcance e na sessão de 1885 foi apresentado o parecer da commissão respectiva, marcando para essa publicação a quantia de 10:000$; mas poucos dias depois mudaram-se as scenas politicas, subindo ao poder o gabinete de 20 de agosto.

Desanimei-e, ainda que não interrompesse minhas pesquizas, só lhes dava o tempo que me sobrava das arduas funcções de delegado da Inspectoria geral de hygiene.

Entretanto, o livro não fôra mal recebido dos poucos que o leram, e de uma associação benemerita e conspicua recebi o premio inestimavel de ser escolhido para membro effectivo - o Instituto historico e geographico brazileiro.


Quando estavam as cousas neste pé, dá-se o advento da Republica e é nomeado Ministro da Fazenda um cidadão, que sabia bem comprehender o valor de obras da qualidade desta, ainda mesmo quando escriptas por pessoas menos habilitadas, como sem falsa modestia me reconheço.

Um dia fui procurado pelo official de gabinete daquelle alto funccionario, propondo-me a compra de meus autographos. Era a aurora que se ia abrir.

Por mais vantajosa que julgasse a proposta, entendi que devia não ficar áquem da generosidade do ministro e, com a lealdade com que sempre procedo, respondi que, si o governo tinha em vista dar a publicidade meu livro, por esse modo faria uma despeza dupla: a da compra dos autographos e a da publicação