Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v2.pdf/9

Wikisource, a biblioteca livre
VII

que, entretanto, não podia ser feita, sinão sob minhas vistas.

Dous dias depois esse digno ministro, com o peito cheio de amor as lettras e â patria, mandou que a Imprensa Nacional fizesse a publicação, sem onus algum para o autor.

Infelizmente a affluencia de trabalho na Imprensa Nacional era tal, que só em novembro de 1891 pôde entrar o segundo volume do livro em composição e só agora pôde esta ser concluida. Está, porem, publicado mais um volume, de meu Diccionario.

Foi minha primeira idéa, em vez delle, aproveitar a boa vontade do ministro para dar nova edição do primeiro volume, tão deficiente foi elle, mesmo na época em que foi impresso, pelas razões que na introducção desse volume apontei; mas, em vista da delonga que houve, mais acertado julguei dar materia inteiramente nova, reservando o mais para o supplemento, que darei, si a publicação proseguir, como espero.


Minha consciencia me diz que este novo volume e mais completo e methodico. E ainda mais sel-o-hão os que se seguirem.

Sem mudar de plano, pareceu-me util dar maior amplitude aos artigos; em vez de restringir-me ao papel de mero relator bibliographico, ser tambem um pouco biographo e critico, e neste sentido tenho modificado as paginas escriptas.

Encontrando difficluldades enormes em conseguir noticias, sendo poucas as pessoas que teem vindo em meu auxilio, o trabalho toma-se improbo e fatigante. Não obstante, creio que