Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v3.pdf/16

Wikisource, a biblioteca livre

rial Companhia Seropedica em Itaguahy. Rio de Janeiro, 1862, in·4o Era o autor presidente desta companhia. - Refutação succinta do relataria posthumo da dissolvida commissão de exame da repartição das obras publicas da província do Rio de Janeiro, de que eram membros os Srs. J. P. de Lima Campos e J. A. de M. Calvet, pelos directores José de Miranda da Silva Reis e ajudante do mesmo F. J. Cardoso Junior. Rio de Janeiro, 1863, in-4o• - Relataria com que abriu a 2n sessão da 20' legislatura da assembléa provincial de Sergipe, no dia 3 de março de 1871. (Aracajú) 1871, 238 pags. in·4o - seguidas do relataria da entrega da administração. - Relataria apresentado à assembléa leg-islativa da provincia de Matto Grosso no dia 4 de outubro de 1872. Rio de Janeiro, 1872, 150 pags. in·4°.


Francisco José das Chagas Soares - Natural do Rio de Janeiro, onde foi professor do ensino primaria; no almanak, porém, de 1837 jà não figura seu nome entre os professores publicas do municipio desta cidade. Escreveu: - Arte da Grammatica partuguem, composta e offerecida à Sociedade Promotora da Instrucção, na côrte do Brazil. Rio de Janeiro, 1835, 112 pags. in-8°.


Francisco José Gomes Calaça - Natural de Alagôas, engenheiro pela escola de pontes e calçadas de Paris, Bacio do Instituto polytechnico desta cidade, do Instituto polytechnico do Rio de Janeiro e do Instituto archeologico e geogra.phico alagoano, serviu o cargo de fiscal da estrada de ferro Central do Estado de seu nasci. menta, de onde foi removido para o de director da de Paulo Alfonso, etc. Escreveu: - Estrada de Ferro de Cuyabá à Lagoinha: relataria do chefe da commissão incumbida dos estudos, etc. Rio de Janeiro, 1876, 77 pags. in-4°. - Memaria sobre alguns melhoramentos realizados no seculo XIX, offerecida ao Instituto Archeologico e Geographico Alagoano. Maceió, 1878, lU pags. in·4° - Na Revista desta associação, escreveu ainda: - Praducçãa assucareira na provincia e fuudação de um engenho central no municipio do Pilar: trabalho lido em sessão de 29 de abril de 1879. Il' - -Estudos histaricos dos aPIJarelhos empregados com o fim de utilisar o trabalho do vapor, lidos:em 1876.