Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v3.pdf/27

Wikisource, a biblioteca livre

PR

19

Appa'l'elhos inamoviveis: tl1ese apresentada, etc.; e sustentada em julho de 1859 para o concurso ri um lagar de oppositor da secção cirurgica da faculdade de medicina. Rio de Janeiro, 1859, in-4°. - O clima de Nova FribLwgo e sua influencia benefica no tratamento das affecções pulmonares - Esta obra estava prompta e ia ser passada a limpo para ser ofl'erecida ao Instituto historico e geographico brazileiro, quando mOl'reu o autor. Ha alguns trabalhos seus em revistas medicas, como os que teem por titulo: ' - Estudo sobre a reunião adhesiva, obtida pela sutura metallicaSahiu na Gazeta Medica, Rio de Janeiro, 1864, pa.gs. 230, 255, 263 e seguintes. - Applicaçao do processo de Mr. Marion Sims nas fistulas vesicovaginaes : memoria - Nos Amzaes Brazilienses de Medicina, tomo 27°, J863-l8G4, pago 204 e seguintes.

Francisco José Viveiros de Castro - Filho do doutor Augusto Olympio Gomes de Casteo e natural do Maranhão, é bacharel em sciencias sociaes e juridicas, formado pela faculdade do Recife em 1883, primeiro promotor publico da capital federal e lente de direito criminal na faculdade livre de ta capital. Escreveu: - Ensaios jUl·idicos. Rio de Ja neiro ... - Não pude ver esta obra. - Chiquinhct Mascotte: contos, por IgnotLts (Gomes de Castro). Rio de Janeiro, 1893, 186 pags. in·8°, além das do rosto e do prologo, que tem o titulo de Carta d mocidade - São vinte contos diversos, o primeiro dos quaes, Chigttin7ta Mascotte, que nada tem com os outros, dá seu titulo ao livro. O dr. Viveiros de Castro tem a publicar: - Questões de litteratura e de ceitica. - ldias e phantasias •

Francisco José Xavier - Filho de Francisco José Xavier e natural da cidade do Rio de Janeiro, é bacharel em lettras pelo antigo coUegio de Pedro U, doutor em medicína pela faculdade desta cida'le, lente de geogeaphia e cosmographia no dito collegio, hoje Instituto nacional de instrucção secundaria, sacio da sociedade Auxiliadora da indu tria nacional, etc. Escreveu: - Do diagnostico e tratamento das febres peeniciosas mais frequentes no Rio de Janeiro; Cholera-morbus; Luxações da exteemidacle superior do radius j Infanticidio por omissão; these, etc. Rio de Janeiro, 1868, in-4°. - A digital considerada pharmacologica e therapeuticamente: these apresentada á faculdade de medicina do !tio de Janeiro para o concurso ao lagar de oppositor da secção medica. Rio de Janeiro, 1872, in-4°.