Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v3.pdf/28

Wikisource, a biblioteca livre

20

FR

- Te,.,"a: these para o concurso á cadeira de geographia e cosmographiá. do imperial collegio de Pedro II. Rio de Janeiro, 1879,56 pags. in-4. o - Cura da tuberculose pelo methodo Koch. Experiencias clinicas, realisadas no hospital da misericordia do Rio de Janeiro pela commissão nomeada pelo Exm. Sr. conselheiro Paulino José Soares de Souza, provedor da santa casa. Rio de Janeiro, 1891, 77 pags. in-fol.

Francisco Julio de Freitas Albuquerque - Filho do conselheiro Francisco Maria de Freitas Albuquerque e dona Constança Clara de Freitas Albuquerque, e nascido em Pernambuco no .anno de 1835, principiou o curso da escola de ma.rinha, que deixou depois do primeiro anno para seguir o de medicina na faculdade da Bahia, onde recebeu o gráo de doutor em 1858. Concorreu nessa faculdade para um logar de oppositor da secção cirurgica e, não o obtendo, estabeleceu sda residencia em S. Paulo, onde casou-se. Escreveu: - Monomania; Tratamento das molestias mentaes; Accidentes das feridas por arma de fogo; Como estabelecer viveiros para conservar diversas especies de peixes: theses a sustentar perante a faculdade de medicina da Bahia, etc. Bahia, 1858, in-4 o• - Morte subita durante o trabalho do parto: these para o concurso a um logar de oppositor da secção cirurgica. apresentada e sustentada em agos~o de 1860. Ba.hia, 1860, in-4o•

Francisco Julio da Veiga - Filho de Lourenço Xavier da Veiga, sobrinho do distincto patriota Evaristo Ferreira da VeiO'a, de quem fiz a devida menção e natural da provincia, hoje Estado do Rio de Janeiro, é bacharel em sciencias sociaes e juridicas pela faculdade de S. Paulo e tem exercido varios cargos de magistra.tura, achando-se actualmente no de juiz de direito da comarca das Tres Pontas, no Estado de Minas Geraes. Collaborou para o Monitor Sul Mineiro e escreveu: - O regimento de custas judiciarias em 1884. Annotações ao regimento de custas que baixou com o decreto n. 5737 de 2 de setembro de 1874, contendo todas as decisões até o corrente anno. Ouro Preto, 1884, in-8° -:' Segunda edição consideravelmente augmentada, isto é: - O regimento de custas judiciarias em 1888. Annotações, etc. Ouro Preto, 1888, in-8°. - O liuro eleitoral- inedito. Foi o original apresentado ao conselheiro A. F. Vianna, quando ministro do imperio, e consta-me ser o que temos de mais completo sobre o assumpto, no Brazil.