Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v3.pdf/34

Wikisource, a biblioteca livre
26
FR

coordenador o referido desembargador, coadjuvado por seu irmão dom Francisco de Lemos, com excepção da parte relativa as sciencias naturae~, que foi obra de José Monteiro da Rocha.

- Conta geral do estado da universidade de Coimbra, das ,antagens das refor;:nas e das providencias inuispensaveis -, Com este titulo escreveu dom Francisco de Lemos um volume, que apresentou em manuscripto ti. rainha dona Maria I, quando esta princeza foi acclamada em 1777. Não sei si foi impresso. Consta isto da biographia lia autor, escripta por F. A. de Varnhagem, depois Visconde de Porto Seguro, publicada na Revista trimensal do Instituto historico, tomo 2°, pags. 278 a 283.

-Papeis relativos ao casamento do desembargador Manoel Pereira Ramos de Azevedo Cantinho Ramalho - que conteem diversl1s peças juridicas, inclusive um di curso philosophico e politico sobre a liberdade dos matrimonias no estudo social e civil. Acha-se na bibliothec<1. nacional em volume de 137 pags., mauuscripto.

Francisco Leopoldino de Gusmão Lobo - Natural de Pernambuco e filho do alferes reformado do exercito e depois coronel da guarda nacional e brigadeiro honorario do exercito Francisco Joaquim Pereira Lobo, nasceu a 7 de junho de 1838, é tachareI em sciencias sociaes e juridicas pela faculdade do Recife, director da directoria central da secretaria da agricultura, moço fidalgo da extincta casa imperial, commendador da ordem da Rosa, e da ordem romana do Santo Sepulchro de Jeruzalém, olIicial da Legião de Honra da França, sacio do Instituto fluminen e de agricultura, etc. Foi deputado por sua provincia natal na 15" e 16" legislatul'as e autes disso deputado á assembléa da dita provincia em mais de uma legislatura. E creveu:

- Disctwso pronunciado na assembléa provincial (de Pernambuco) a 12 de abril de 1870. Pernambuco, 1870, in-12°.

- Gamara- dos deputados - Ol'çamellto da guerra: discurso proferido, etc. Rio de Janeiro, 1875, 62 pags. in-8°- Collaborou para varias periodicos e redigiu:

- O Progresso: folha catholica, Utteraria e noticiosa. Pernambuco, 1857 a 1859, in-fol.

- A Nação: jornal politico, commercial e litterario. Rio de Janeiro, 1872 a 1876, 8 vols. in-[ol.- Este jornal começou a ser publicado a 3 de julho de 1872 em substituição do Jornal da Tal'de e terminou a 31 de março de 1876. Gusmão Lobo o redigiu em sua ultima phase com o bacharel J. M. da Silva Paranhos Junior, depois Barão