Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v3.pdf/37

Wikisource, a biblioteca livre
FR
29

FR - Espinhos d' alma: romance. Pelotas ... - Deixou ainda : A bolsa vermelha ou o segredo de um breve: drama - que foi representado, pela primeira vez, pela sociedade dramatica particular Recreio Pelotense.

- O maçon e o jesuíta: dram:1 - muito elogiado pelo OorrMo Mercantil do Rio Grande do Sul.

- O filho das ondas .. drama.

- Assumpção ou a morte do tyranno Lopez em Aquidaban : drama historico.

- Os amores de um cadete: drama.

- O Bra;;il e Portugal : scena dramatica.

- Um veterano: scena dramatica - Destas producções para theatro e de varias comedias dá noticia, o mesmo Paula Pires na introducção do livro Auras do Sul e, me parece que estão todas ineditas. Quanto ao jornalismo, fundou e redigiu:

- Castalia. Pelotas, 1869 a 1870 - E' uma pequena publicação litteraria, onde se acham muitas das prodllcções do autor em seus 16 annos.

- O Trovador. Pelotas, 1876.

- A Lanterna. Pelotas, 1876 - Creio que pouca duração tiveram estas duas folhas, onde foram publicaclas muitas poesias de Lobo da Costa, que - ou só ou com outros, redigiu ainda:

- Diario de Pelotas. Pelotas, 1871 - Datava essa folha de 1867.

- Echo do Sul: orgão politico, commercio.l e instructi vo. Propriedade e direcção de Pedro Bernardino de Moura. Rio Grande, 1872.

- Investigador: jornal politico, noticioso e commercial. Rio Grande, 1873.

- Ga::;eta Mercantil: orgão de interesses geraes. Rio Grande, 1878 - Começou esta folha em 1877.

- Onze de Junho: propriedade de A. daS. Moncorvo Junior, 1878

- Comecou em 1868 em Pelotas e foi transferido com a empreza em fins de 1878 para Jaguarão, acompunhantlo-a Lobo da Costa.

- A Tribuna. Pelotas , 1881 a 1883.....,. Foi a principio collaborador, como foi de outras folhas, que deixo de citar.

- A Fronteira. D. Pedrito, 1883 a 1885.

Francisco Lobo Leite Pereira - Irmão do ex-ministro dos negocias interiores, doutor Fernando Lobo Leite Pereira e natural de Minas Gerites, é bacharel em sciencias physicas e mathematicas peh escola central e escreveu, além de outros trabalhos talvez:

- P"olongamento da estrada de ferro de S. Paulo pelos valles de Mogy-Guassu e Rio Grande: memoria descriptiva do projecto de es-