Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v3.pdf/38

Wikisource, a biblioteca livre
30
FR

PR

trada de ferro, uenominada ramal de Mogy-Guassú. Rio de Janeiro, 1876, in-4°. - Prolongamento da estrada de ferro de S. Paulo pelos valles do Mogy-Guassú e Rio Grande: refutação ao parecer elaborado pelo en-genheiro F. A. Pimenta Bueno sobre a petiçãó dos directores da companhia Paulista. Campinas, 1876, 124 pags. in-4° - Era o autor o engenheiro encarregado da estrada. - Agttas 'I)i~·tuosas da Campanha: memoria sobre a dóse de acido carbonico da fonte do Alpendre (acidula gl1zosa), additada de uma observação sobre a existencia de manganez na fonte de agua ferrea, vizinha ao hotel de D. Victoria, pelo engenheiro F. Lobo Leite PeTaira; augmentada de notas pelo mesmo - Acha-se nos Annaes Brasilienses ele Meclicina, tomo 36° ou 22° da serie primitiva, 1870-1871, ·pags. 148 e segs.

Francisco Lopes Lima - Nasceu na cidade do Recife, 'Pernambuco, a 8 de setembro de 1830, sendo ignorada a época de .seu fallecimento. Destinando-se ao estadll ecclesiastico, fez para esse fim <lS necessarios estudos e recebeu as primeiras ordens, não recebendo as 'CIo presbyterato por ser compellido a casar-se. Depois de casado veio ao Rio de Janeiro, decidido' a tratar da nnllidade de seu casamento, o que entretanto não conseguiu. Passou a BuenOS-Aires; ahi quiz receber as ultimas ordens ecclesiasticas e, como houvesse nisto demora, seguiu para Cardava" onde as conseguiu. Celebrando a '}lrimeira missa em Buenos-Aires, foi a Lisboa para obter o beneplacito do papa; mas ahi foi preso em virtude de precatorid mandada de Pernambuco. Todos estes factos constam de sua:

- Vila mea : poema - E' em verso heroico e escripto na prisão ~nde se achava o autor, e precedido de um soneto, servindo de dedicatoria ao arcebispo dom José Botelho de Mattos. Vem tudo isso nas Exca'l)ações de F. P. do Amaral, pags. 244 a 263.

Francisco Lopes de Oliveira Araujo - Filho de Francisco Lopes de Oliveira Araujo, nascido na cidade do Rio de Janeiro a I de maio de 1823, ahi f"lleceu a 29 de janeiro de 1893, doutor em medicina pela faculdade da mesma cidade, commendador da "Ordem da Rosa, membro do Instituto ue medicina, da sociedade Pharmaceutica brazileira e da sociedade de sciencias medicas de Lisboa. Foi muitos annos delegado parochial da instrucção publica e occupou cargos de eleição popular. Escreveu:

- Dissertação sobre a saliencia do osso depois da amputação da