Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v3.pdf/39

Wikisource, a biblioteca livre

PR,

31

coxa: tbese que foi apresentada e sustenta.da, etc., em 9 de dezembro de 1845. Rio de Janeiro, 1845, 29 pags. in-4°. - Considel'ações gel'aes sobre a topographia physico-medico da cidade do Rio de Janeiro: these de concurso p:1ra lente substituto de sciencias medicas, etc. Rio de Janeiro, 1852, 30 pags. in-4°. - Ttlberculos pulmonares e sua f'requencia no municipio do Rio de Janeiro: these de concurso a um logar de oppositor da secção de sciencias medicas. Rio de Jancü'o, 1855, 44 pê.gS. Íll-4° - Foi um dos redactores da :

- Revista Pharmaceutica. (Veja-se Ezequiel Correia do" Santos, l.0

Francisco Lourenço da Fonseca - Filho de Francisco Lourenço da Fonseca, e nascido na provincia, hoje E tado do Rio Grande do Sul, é formado em medicina pela escola medico-cirurgica de Lisboa, onde estabeleceu residencia ; mellico oculista da societlalle de Beneticencia brazileira e da real casa. pia desta cidade; socio ela, AmLc1emia real das sciencias de Lisboa; do Instituto de Coimbra; da Academia ele metlicina e cirurgia e do Instituto hydrothcrapico de Madrid; da sociedade franceza de Ophtalmologia; da Academia med1co-pharmaceutica de Barcelona e da ele Cadix; correspondente litteral'io dos Archives d'ophtalmologie de Paris; cavalleiro das ordens portuguezas de S. Thiago e de Christo e da. ordem hespanhola de Isabel a Catholica. Estudou a oculistica em Portugal com o eximio medico hollandez Van der Laan, em França com L. de Wecker, em Italia com o celebre Castol'ani - Escreveu:

- Atrophia do nel'VO optico: tbese inaugural. Lisboa, 1876.

- Relatol-io da clinica de doenças de clhos da real casa pia de Lisboa. Lisboa, 1880.

- Boletim de clínica oculistica. 1°,2°,3°,4°,5° e 6.° Lisboa, 1880 a 1891,6 vols.

- Relatol-io da secção de ophtalmologia. (Expedição scieiltitica á serra da E trella, promovida pela sociedade de geographia de Lisboa.) Lisboa, 1881, com uma estampa chromo-lithogréLphica.

- Hygiel1e da vista nas escolas. Lisboa, 1881.

- Le (ond de I'ceíl dans quelques malad1es moins frequentes de la retine, la choroide et le nerf optique. Avec 12 planches pbotog-raphiées. Lisboa, 1883.

- Atlas ophtalmologico. Lisboa, 1888 - Contém o texto e 24 desenhos.

- Sobre a technica da operação da catarata. Lisboa, 1892.

- De alg~tns specimens da fiora brazileiralque entre nós são appUcados nas enfermidades dos olhos. Lisboa, 1!i92.