Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v3.pdf/43

Wikisource, a biblioteca livre

Alves ue Brito, conselheiro João Augusto de Padua Fleury e Dr. Carlos Bonorio Beuedicto Ottoni.

Francisco de Macedo Costa - Filho de José Joaquim de Macedo Costa e irmão do sabia arcebispo da Bahia, d. Antonio de Macedo Costa, é natural deste Estado, anele exerceu o cargo de administrador elo correio, no qual foi aposentado e é commendador da ordem romana de S. Gregorio Magno. Fez uma excursão pela Europa, donde voltou graduado em medicina, e escreveu: - Flores de meu caminllO. Bahia, 1874, 201 pags. in-8° - E' uma collecção de escriptos mames, de litteratura amena.

- O sel'viço postal da Bahia: cartas ao Exm. Sr. deputado AI'is.. tides Espinola. Bahia, 1883, 23 pags. in-8°.

- Almanak das famílias, illustrado com os retratos dos bispos do Para e de Olinda, para 1878. Bahia, 1877, 272 pags. in-8.0

- Almanah das familias para 1881. Buhia, 1881, 335 pags. in-8° I-Ia provavelmente outros almanaks e mesmo outras obras da mesma penna, de que não posso por agora dar noticia, por falta de resposta aos pedidos que fiz para esse fim. No jornalismo ha de Macedo Costa:

- A Roseira: revista universal para famílias. Babia.... - Collaborou além disto para outras revistas, como a Estl'ella do Norte, periodica religioso sob os auspicias do bispo do Pará (que era então seu irmão, depois metropolitano), no 2° tomo do qual se acham:

- Ordem e belleza do universo - de pags. 81 a 83.

-.4. religiiio é boa para as mulheres - pags. 250 a 253.

- Os jesuitas defendidos por seus inimigos - pags. 332 e 333, 338 e 339.

Francisco Manoel Alvares de Araujo - Filho de Manoel Eleuterio Alvares de Araujo, nasceu na-cidade da Cachoeira da Bahia, a 24 de fevereiro de 1829, e falleceu no Rio de Janeiro a 9 de abril de 1879. Matriculado na academia de mari!lha em 1846, fez o respectivo curso e serviu na armada até ao posto de primeiro tenente, em que se reformara, tendo desempenhado diversas commissões importantes, como a exploração do rio das Velhas e do de S. Francisco. Teve parte na collaboração da grande obra do Visconde de Bom-Retiro - O Brazil na exposição universal de Vienna d'Austria, obra que sabiu ao mesmo tempo em qua,tro linguas, e foi elle quem preparou os elementos precisos para se organisar o archivo do conselho de estado, ao mesmo tempo que era incumbido de organisar o indice das consultas do mesmo conselho , trabalho de que se occl1pava ainda, quando, por