Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v3.pdf/448

Wikisource, a biblioteca livre

tambem nos Annaes Brasilienses de Medicina, tomo 28°, pags. 317, 343, 372 e segs.

Parecer medico-legal sobre o estado mental de Bento de Souza Borges, apontado como homicida de uma criança da Jurujuba. Rio de Janeiro, 1879, 16 pags. in-8º.

Relatorio clinico das enfermarias de alienados do hospital de S. João Baptista de Nicteroy, apresentado ao director do mesmo hospital no dia 20 de junho de 1880. 21 pags. in-fol. (sem declarar o logar e data) — Apoz algumas considerações clinicas sobre as molestias mentaes, o autor apresenta um caso de aphasia por traumatismo da região fronto-parietal direita, que vai de encontro á nova doutrina da localisação no cerebro dos differentes centros de movimento voluntario e authomatico.

Relatorio clinico das enfermarias de alienados do hospital de S. João Baptista de Nitheroy, apresentado, etc. Rio de Janeiro, 1881, 17 pags. in-fol – Publicou em revistas alguns artigos, como:

Apontamentos para a historia da medicina – no Progresso Medico, tomo 1º, 1876, pags. 136, 158 e segs.

Physiologia do cerebro — na Revista Medica, 1877, pags. 82 e seguintes - e redigiu:

Revista clinica do hospital de S. João Baptista de Nitheroy: Rio de Janeiro, 1879, in-8º — O 1° numero sahiu em novembro, com 16 pags.

 

João Francisco de Souza Coutinho — Nasceu na cidade do Desterro, Santa Catharina, em 1808, e falleceu a 11 de setembro de 1869. Serviu em sua provincia varios cargos, como os de secretario interino do governo, inspector do thesouro e provedor do hospital de caridade. Era official da ordem da Rosa, socio do instituto historico e geographico brazileiro e esmerado cultor da musica, de que deixou varias composições, quer sacras, que ainda são executadas em grandes solemnidades religiosas, quer profanas. Além disto, escreveu:

Estudo phrenologico do craneo da Sra. D. Joanna Gomes de Gusmão

— Vem nas Cartas sobre a provincia de Santa Catharina, sob n. 38, por G.S. S.

 

João Franklin da Silveira Tavora — Filho de Camillo Henrique da Silveira Tavora e dona Maria de Santa Anna da Silveira, nasceu na provincia do Ceará a 13 de janeiro de 1842 e falleceu no Rio de Janeiro a 18 de agosto de 1888. Bacharel em direito pela faculdade do Recife, foi director geral da instrucção publica, deputado a assembléa provincial e curador geral dos orphãos da provincia