Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v3.pdf/47

Wikisource, a biblioteca livre

FR

39

borador de frei José Mariano da Conceição Velloso na sua monumental Flora braziliense. A bibliotheca nacional possue o original do seu:

- Mappa da expedição botanica" das praças que existem, trabalhos que fez, e o mais respectivo a beneficio da mesma expedição. 2 fls. in·fol.- E' de 1788, sendo o autor segundo-tenente. Existem tambem tres cópias do seu:

- Mappa geographico que mostra uma grande parte da costa do Brazil, contada da latitude meridional, de 19 até 37 gráos na confrontação do oabo de Santo Antonio do Rio da Prata, comprehendendo juntamente umn. grande porção do terreno que vae deste ponto á Oeste pelo interior e voltando ao norte até 11 gritos austraes. Copiado da cidade do Rio de Janeiro em abril de 1807 - O archivo militar possue uma cópia a aquarella de 1807 e outra de 1876.

Francisco Marcondes Pereira - Autor que não conheço e ele quem nem vejo o nome nos Almanaks de Laemmert, escreveu:

- Apontamentos sobre arithmetica. Rio ele Janeiro, 1887 - Dividem-se em duas partes: Arithmetica propriamente dita, e suas applicações. Foram publicados em fasciculos.

Francisco Marcondes Romeiro - Natural de Pindamonhangaba, provincia, hoje Estado de S. Paulo, e doutorem medicina pela faculdade do Rio de Janeiro, reside na cidade de seu nascimento, e tem occupado cargo3 de eleição popular, como o de presidente da camara municipal. Escreveu: •

-Do glaucoma: dissertação. Da asphyxia por submersão; Do rac11itismo; Diagnostico ditrerencial entre o typho e a febre amarella : proposi<)ões. Rio de Janeiro, 1866, in-4°.

- Relatorio da epidemia variolica, apresentado á cn.mara municipn.l de Pindamonhangaba. Pindamonbangaba, 1874, 40 pags. in-8° - Era o autor, n.lém de presidente da camara, director do hospital dos variolosos.

- Codigo de postu1'as do municipio ele Pindamonhangaba, oiferecido pelo doutor, etc., approvado pela. n.ssembléa proviucial em sessão de 23 de março de 1876 e sanccionado pelo presidente da provincia em 16 de maio do mesmo anno. Rio de Janeiro, 1877, 64 pags. in-4°.

Francisco Maria Gordilho Vellozo de Barbuda, Barão do Paty do Alferes, Visconde de Lorena e Marquez de Jacarepaguá - Falleceu a 2 de maio de 1836, sendo senador do imperio