Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v3.pdf/48

Wikisource, a biblioteca livre

pela provincia, hoje Estado de Goyaz, na instituição do senado. Era brigadeiro do exercito quando foi acclamada a independencia j foi um dos membros da commissão de oficiae do exercito e armada nomeada pela assembléa constituinte para coadjuvaI-a em seus trabalhos, e escreveu:

- Justificação quc dó. ao publico o brigadeiro, etc., aontra o redactol" do COrl"eio do Rio de Janei~'o, 1822,4 pags. in-fol. sem folha ue titulo ou frontispicio.

Francisco Maria de Mello e Oliveira - E' filho de José Maria de Mello e Oliveira, e natural da. provincia, hoje Estado do Ceará. Sendo pharmaceutico pela faculdade do Rio de Janeiro, serviu oomo chefe da pharmacia central do exercito, como pharmaceutico da extincta commissão de limites com a Bolívia, e ainda como prepara.dor de chi mica analytica da escola polytecbnica j fez depois o curso de medicina da mesma faculdade, recebendo o gráo de doutor em 1883: é membro titular da antiga imperial academia de medicina; socio benemerito do instituto pharmaceutico, socio efi'ectivo da sociedade industrial e da de acclimação, e reside actualmente em S. Paulo. Escreveu:

- Rudimentos de botanica. Rio de Janeiro, 1872, 84 pags. in-8°Esta edição se acha esgotada.

- Enwnemçao scientifica de algumas plantas indigenas brazileiras por ordem de classes, famílias, ganeros e nomes vulgares. Rio de Ja· nFliro, 1878,35 pags. in-4°-Tl'ata-se aqui de 5ÓO plantas.

- A~'chi'Vo de historia natural medica do Brazil. Rio de Janeiro, 1880 l° fasciculo.

-Estudo sobre a qu~oa calissaya acclimada em Theresopolis - nos Annaes Brazilienses de medicina, tomo 35°, pagi;. 389 a 426. Foi apresentado à academia de medicina, afim de obter um logar de membro titular na secção pharmaceutica.

- Vegetaes tonicos b1"a~ileiros (dissertação): Os alcaloides vegetaes, chimico-pharmacologicamente considerados; O uso dos vinhos artiflciaes será prejudicial á saude? Contra-inwcaÇ<'io da anesthesia cirurgica: these. Rio tle Janeiro, 1883, 161 pags. in-4° com estampas e um mappa- A dissertação que é um trabalho importante, onde se en.;ontram estudos sobre plantas ainda não bem conhecidas, experiencias physicas, analyses, etc., foi tirada em volume especial, de 147 pags. in-4° com diversas estampas, intercaladas no texto e fóra delle, e um quadro synoptico dos etreitos pbysiologicos do sulphato de quinino, reproduzindo as opiniões dos principaes autores, pelo dr. Le Grancller.

- Dos p~·odt'ctos cellulares dos vegetaes em geral, e em particular de alguns vegetaes brazileiros e suas relações com a pharmacia: these de