Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v5.pdf/273

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
JU
269

debates das camaras legislativas e com outros melhoramentos, como a creação do Portal: Folhetim, onde são publicados os melhores romances traduzidos do francez. Villeneuve escreveu:

Paraguassú: (chonique brasilienne): poéme lyrique en trois parties, mise em musique par J. O’Really et J. Villeneuve, executé pour la premiere fois sur le theatre lyrique á Paris, le 2 août. Paris, 1855, 35 pags. in-8.º — O assumpto desta opera é tirado do poema Caramurú, do frei José de Santa Rita Durão.


Justiniano José da Rocha — Nascido a 8 de novembro de 1812 na cidade do Rio de Janeiro, aqui falleceu a 10 de julho de 1862, tendo recebido sua primeira educação litteraria no collegio de Henrique IV, da França, onde alcançou os primeiros premios, e tendo feito o curso de sciencias sociaes e juridicas na academia de S. Paulo, onde obteve o gráo de bacharel em 1833. Nomeado em 1838 professor de historia e geographia do collegio de Pedro II, de que pediu sua exoneração pouco depois, foi nomeado lente de direito militar da escola militar em 1841 e ahi leccionou tambem francez e latim, exercendo ao mesmo tempo a advocacia. Foi director das aulas da instrucção primaria e membro do conselho director da instrucção publica da côrte; representou a provincia de Minas Geraes na quinta, oitava e nona legislaturas; mas, foi no jornalismo, a que se consagrara, que colheu immarcessiveis palmas e onde primou sempre. Como Ledo e Januario da Cunha Barboza na época da independência — disse Lery dos Santos — como Evaristo Ferreira da Veiga em 1831, foi o athleta da imprensa brasileira desde 1836 até sua morte. « O sceptro do jornalismo politico do Brasil passou das mãos de Evaristo Ferreira da Veiga — disse o Dr. Macedo — para as de Justiniano José da Rocha, que o conservou por longos annos desde 1836. Evaristo foi o primeiro mestre, teve para si a gloria da prioridade, a flamma do patriotismo e do talento, o dom precioso do bom senso e o grande merecimento da censura sem fel e da polemica energica, mas decente; Rocha o excedeu em illustração e em máxima habilidade de escriptor estrategista nos combates da imprensa. » Na luta via seus adversarios cahirem ou retirarem-se exhaustos para voltarem depois com as armas aguçadas, succederam-se outros, e elle sempre de lança em punho até que a morte cortou-lhe o fio da existencia. Escrevia com facilidade admiravel, sem que a conversação o perturbasse; si alguem o procurasse para fallar-lhe sobre politica, deixava a penna e depois proseguia como si nada o houvesse interrompido. Escrevia rodeado de passarinhos que faziam chilrado para outros insupportavel, e de crianças em ver-