Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v7.pdf/108

Wikisource, a biblioteca livre
RA
103

poesia e da pintura, seus versos e desenhos se encontram nos jornaes e revistas desta capital e de alguns estados. Escreveu:

Com licença... versos humoristicos. Rio de Janeiro, 1899, in-8º peq.

Versos: poesias lyricas. Rio de Janeiro, 1900, 39 pags. in-16º — Tem trabalhos ineditos, entre os quaes se contam algumas peças theatraes ; citarei apenas o romance

Eu: memorias de um altruista, de que já foram lidos alguns trechos no Instituto dos bachareis em lettras - Como jornalista, tem collaborado no Debate, O Paiz, Revista Academica, Rua do Ouvidor e Revista Contempomnea, todos desta capital. Foi um dos caricaturistas e redactores do

Mercurio: folha diaria illustrada, onde creou as Scenas da vida carioca que fizerão successo - E’ um dos redactores da

Revista da Semana. Rio da Janeiro, 1900, e do

O Paiz. Rio de Janeiro, 1901.


Raul Villa-Lobos — Filho de Francisco da Silveira Villa-Lobos e dona Maria Carolina Villa-Lobos, nasceu no Rio de Janeiro a 7 de janeiro de 1862 e falleceu a 18 de julho de 1899. Fazendo seus primeiros estudos num estabelecimento publico dirigido por distincto e illustrado cavalheiro, ahi tambem applicou-se ao estudo do desenho e da musica, chegando a frequentar as aulas do antigo conservatorio. Visitado aquelle estabelecimento pelo dr. Alberto Brandão e offerecendo este dous lagares gratuitos para dous alumnos que mais aptidão demonstrassem para as lettras, teve elle o primeiro logar. No primeiro anno do novo collegio obteve elle o premio « José de Alencar » pelos brilhantes exames prestados nas mesas examinadoras de preparatorios. Ahi concluiu todo o curso de humanidades, auxiliando o director como repetidor em varias disciplinas. Iniciou o curso medico da faculdade da Côrte, mas deixou-o logo para dedicar-se ao magisterio. Apresentou-se a sete concursos para lagares publicas, só com sua illustração, com seu merito, sendo em todos classificado e num delles, disputado por cerca de cem candidatos, foi classificado em segundo lagar. Era diplomado pelo conselho superior de instrucção publica como habilitado para ensinar todas as materias do curso de preparatorios, official da bibliotheca nacional, e socio honorario do Instituto dos bachareis em lettras. Collaborou em varias jornaes da imprensa desta Capital, em diversas revistas. Escreveu:

Compendio elementar de chorographia do Brasil. Rio de Janeiro, 1886, XLVII-168 pags. in-8º — Este livro teve segunda edição em 1890, e terceira em 1896, XVI-244 pags. in-8º.