Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v7.pdf/381

Wikisource, a biblioteca livre
376
VI

Victor Candido Barreto — Nascido na provincia, hoje estado de Sergipe, a 4 de julho de 1848, falleceu em Nictheroy a 4 de julho de 1900. tres dias depois de ser reformado no posto de contra-almirante da armada, tendo servido como chefe do corpo de engenheiros navaes. Tinha estudos especiaes sobre o fabrico e o emprego de torpedos, estudos feitos em Londres e nos Estados Unidos. Foi professor de electricidade e torpedos, da escola pratica de artilharia e torpedos, condecorado com a medalha da campanha contra o Paraguay, e escreveu:

Curso elementar de torpedos, adoptado pelo ministerio da marinha como compendio. Rio de Janeiro, 1886, com gravuras zincographadas.


Victor da Cunha — Natural do Rio Grande do Sul, falleceu em Berlim a 4 de outubro de 1889, depois de ter sido consul geral do Brazil em Santa Cruz de la Sierra, na Bolivia, e em seguida na Guyana. Principiou como guarda—livros de uma casa commercial do Rio de Janeiro, de onde passou a estudar e exercer a arte dentaria e escreveu:

Industria nacional — serie de mais de quarenta artigos sobre diversos ramos da industria do paiz. Na Gazeta de Noticias, 1888.

Trabalhadores asiaticos. O Sr. Salvador de Mendonça. Rio de Janeiro, in-8º. Redigiu:

O Economista Brasileiro: revista quinzenal. Redactores. Ramos de Queiroz e Victor da Cunha. Rio de Janeiro. 1878-1880, 3 vols. in-4º gr.

Jornal das Novidades. Belém, 1888, in-4°.


Victor Desiré Pujol — Nasceo na França, me parece, e ahi formado em mathematicas, veio para o Brazil, que adoptou por patria, e, sendo engenheiro chefe da estrada de ferro de Rezende a Arêas, escreveu:

Breves considerações sobre os projectos de abastecimento de agua á cidade do Rio de Janeiro. Primeira parte: Os mananciaes da serra do Tinguá. Rio de Janeiro, 1875, 22 pags. in-4º — Tinha a publicar nessa occasião, com relação a este trabalho:

Obras projectadas; seu custo.

Considerações economicas — Não pude, porém, ver taes publicações.


Victor Dias — Fallecido no Rio de Janeiro a 9 de maio de 1892, foi agente commercial na praça desta cidade, onde gozou de