Página:Diccionario bio-bibliographico cearense - volume primeiro.djvu/342

Wikisource, a biblioteca livre

Falleceu em Recife, como juiz de direito avulso, a 14 de Dezembro de 1897.

Francisco Ribeiro Delfino Montezuma — Doutor em medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro, medico interno da casa de saúde de N. S. da Gloria, socio fundador e orador do Atheneu Medico Academico.

Filho de Antonio José Ribeiro e D.ª Thereza Delfina de Jesus, nasceu cm Icó a 27 de Abril de 1839.

Sua these de doutoramento, apresentada a 1 de Setembro e sustentada a 1 de Dezembro de 1864, occupou-se da Blennorrhagia e foi impressa na Typ. Paula Britto, Praça da Constituição. É de 26 pgs.

Um outro trabalho medico de sua lavra é A operação cesarea e feticidio medico, publicado em Fortaleza na Typ. Brazileira de J. Evangelista, 88 Rua, Formosa, em 1868, em 8. de 25 pgs.

É autor de traducções de escriptores Italianos e Inglêses a que elle deu o titulo de Ornatos Poeticos e de uma Grammatica Ingleza. Essas duas obras, que li, ficaram por publicar, devido à sua morte, constando-me que estão em mãos de um amigo do fallecido.

Na Gazeta do Norte, de Fortaleza, o Dr. Montezuma publicou em 1882 seis artigos medicos sob o titulo Cartas sobre a Loucura.

Falleceu em Fortaleza á Rua Senador Pompeu nº 115, victima de tuberculose pulmonar, a 31 de Agosto de 1892.

Francisco Sylverio — Empregado publico e ourives. Filho de Antonio Sylverio do Nascimento. É autor de 3 livros de versos: Cantos Singellos, Chromos, e Dumont e o Espaço, ou Sonhos aereos, Typ. Moderna Ateliers Louis (1902). Em 1904 e da mesma Typ. fez sahir em 2.a edição os Cantos Singellos e os Chromos enfeixadas num só vol. de 425 pgs. a que ajuntou Versos ineditos.

Nasceu a 7 de Dezembro de 1860 no sitio Bom Successo, villa de Guaramiranga.