Página:Diccionario de botanica brasileira.djvu/111

Wikisource, a biblioteca livre

BUR

��BUT

��ss

��como que de escamas unidas umas s outras .

Depois d'esta parte externa ha uma polpa amarella, oleosa e doce; depois d'esta um corpo mais duro, pouco es- pesso, amarello; e, unido este, um caroo que no seu seio contm uma amndoa comestivel.

Esta palmeira abundante no Par, Maranho, Cear e Bahia.

Em tempos de calamidade o povo erra pelas mattas procura destes fructos para mitigar a fome; mas o uso quotidiano e muito prolongado d'elles, determina uma amarellido na ctis.

O grelo come -se como o do Palmito {Areca oleracea.)

Ha entretanto mais duas palmeiras nas Guyanas e no Amazonas : uma, MauHtia flexuosa, Litm., queda um sueco extra- hido dos seus tecidos, que embebeda, e de que faz-se vinho.

Uma segunda espcie d'este gnero de que Mli Humboldt, [Mauritia aculeata), Kunt, differe por ter espinhos, sendo na- tural do mesmo paiz.

As folhas do Bimii tm muitas appli- caes.

O fructo comicstivel ; e o tronco fornece pela inciso um sueco vinhoso excellente.

Buriti bravo. Mauritia armata. Cocos amleata^ Willd. Fam. das Pal- maceas. Esta ps^lmeira, semelhante antecedente, differe d'ella em que seu tronco e as folhas so armadas de espinhos.

Tambm a chamam Coqueiro Bw'iti bravo.

Btirr leiteira. T^am. das Eu- phoriaceas. Arbusto que vegeta na Ilha de Fernando de Noronha, em todas as localidades d'ella. de porte re- gular.

Seus ramos tem um desenvolvimento extraordinrio.

As folhas so verde-escuras, lustro- sas, alternas, com peciolos purpurinos, estreitos e succulentos.

��Durante o vero, e antes de sua m- xima intensidade, esta arvore despe-se inteiramente, e s por occasio das primeiras aguas do inverno comea sua rebentao, tornando-rse novamente verde e viosa como d'antes.

Esta arvore destingue-se particular- mente por sua originalidade.

A passagem de um viandante a sota- vento, diz-se, ainda que com poucos visos de verdade, sufficiente para produzir nelle assaduras nos ante-braos e pernas, ainda mesmos cobertos.

Os pobres animaes que se approxi- mam da dita arvore, queimam-se a tal ponto, que as partes atacadas ja- mais criam cabello.

Uma gota de sua seiva basta para determinar uma ferida semelhante que produziria o fogo.

A madeira nem para lenha serve, visto que seu fumo ataca a vista d'a- quelles, que a empregam como com- bustvel.

Bur seteira. V. Po de leite ou Ti.

^^' Butiin. '!'Coccilus cuieracens , St. Hil. Fam. das Menis^ermaceas. Ar- busto natural do paiz ; sua ptria porm S. Paulo e Minas Geraes.

ramoso ; as folhas abrem-se como palmas, e os peciolos so compridos.

Propriedades medicas. A raiz desobstruente, diurtica, emmenagoga e febrfuga.

Emprega-se principalmente nas hy- dropisias, suppresso de lochios, mens- truao difficil e acompanhada de dores, clicas uterinas depois do parto, e febres intermitentes.

Caracteres da famlia. Esta fam- lia se compe de arbustos sarmentosos e trepadores, cujas folhas, alternas, so geralmente simples, raras vezes com- postas.

As flores so pequenas, unisexuaes e as mais das vezes dioicas.

O clice compe-se de varias spalas

�� �